
Desde os anos de 1980, têm crescido e se disseminado pesquisas e publicações em periódicos e eventos científicos no campo da Educação Especial. Aumentou, também, o número de grupos e de linhas de pesquisa na Pós-Graduação.
Contudo, apesar dos avanços acadêmico-científicos, ainda enfrentamos enormes desafios na produção do conhecimento; no que se refere, sobretudo, ao processo de escolarização de alunos com deficiência intelectual, múltiplas e outras condições mais severas, que exigem práticas pedagógicas e curriculares diferenciadas.
Nesse sentido, nossa proposta, neste livro, é apresentar dados de pesquisa a partir de uma investigação colaborativa e coletiva. Investigações dessa natureza têm crescido e mostrado novas possibilidades de produção do conhecimento acerca dos processos de ensino e de aprendizagem e das práticas pedagógicas dirigidas para esses sujeitos.
Para tal, tomaremos como base as experiências do Observatório da Educação na área da deficiência intelectual, realizadas em parceria pelos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), em 10 municípios (sete no Rio de Janeiro e três em Santa Catarina) e mais uma instituição escolar, de nível federal, por meio do projeto A Escolarização De Alunos Com Deficiência Intelectual: Políticas Públicas, Processos Cognitivos E Avaliação Da Aprendizagem, financiado pelo Programa Observatório da Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal e Nível Superior (CAPES).
O referido projeto analisa as dimensões que envolvem a escolarização de alunos com deficiência intelectual, especialmente as que se referem ao ensino e à aprendizagem desses estudantes nas classes regulares (Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos), no Atendimento Educacional Especializado e ao seu consequente desempenho nas avaliações nacionais em termos de rendimento escolar.
O estudo objetiva, ainda, entre outros aspectos, examinar os caminhos percorridos por esses sujeitos na construção de conceitos científicos prioritariamente desenvolvidos no espaço formal de educação a partir da intervenção educacional. Também analisa aspectos relacionados à avaliação escolar e à participação dos alunos com deficiência intelectual em avaliações de larga escala.
