
“APRENDIMENTOS” é uma série de publicações que foram pensadas como ponto de partida de uma série do Centro de Estudos e Assessoria (CEA), em parceria com o empreendimento Aldeia Mundo.
A série é uma proposta que pretende sistematizar iniciativas e práticas, promover conteúdos que ajudem no desenvolvimento sustentável e solidário das comunidades urbanas e rurais e na gestão de seus projetos.
O nome “Aprendimentos” foi emprestado de Manoel de Barros, o poeta que nasceu em Cuiabá (MT) e viveu grande parte da vida em Campo Grande (MS). No poema ele conta o que aprendeu com os filósofos e arrisca dizer que “aprendeu que as folhas das árvores servem para nos ensinar a cair sem alardes”.
Desde o início, adotamos o sistema de Planejamento, Monitoramento, Avaliação e Sistematização (PMAS) em nossas ações e acreditamos que ele contribui para esta experimentação aprendente.
No trabalho com os fundos solidários na Região Centro-Oeste, na reflexão sobre o modo de funcionamento dessa iniciativa do campo das finanças solidárias, ocorreu à equipe do Projeto uma imagem que, acredito, fala tanto do fundo solidário em si, quanto também da intenção desta série de publicações.
A reflexão para pensar as nossas finanças aqui serve também para pensar os aprendizados através da própria prática. Este material é, para nós, fruto da prática, da reflexão sobre ela, e serve para alimentar – a nós e aos outros.
Aqui você irá ler o resultado da sistematização de dois intercâmbios regionais de fundos solidários do Centro-Oeste, realizados nos meses de maio e dezembro de 2015, na execução do Projeto “Apoio e Fomento às Iniciativas de Fundos Solidários da Região Centro-Oeste”.
O Projeto realizado pelo CEA por intermédio do convênio junto à Secretaria Nacional de Economia Solidária, do Ministério do Trabalho e Emprego. Três (3) temas foram pano de fundo para as experiências de intercâmbio: “Fundo Solidário”, “Território” e “Rede”.
Apresentamos tanto a metodologia que experimentamos para realizá-los, quanto as referências teóricas que buscamos com a prática pedagógica.
Também trazemos os relatos das quatro (4) iniciativas que receberam visitas e tudo o que acumulamos de reflexão sobre os temas propostos junto aos participantes do intercâmbio.
