Trata-se de um livro sobre produção de rádio, que pretende incluir todas as etapas de uma produção radiofônica. São relacionados diferentes tipos de programas com o objetivo de identificar diferentes tipos de produção.
São apresentados desde exemplos de uma agenda minuciosa até grades de programação segmentada, além de dicas fundamentais de utilização da voz a decisões de pauta de assuntos emergenciais.
Contém também um conjunto de exercícios práticos para aplicação em aula, para auxiliar professores de rádio. Com linguagem direta pretende atingir alunos dos cursos de Rádio e TV. As sugestões de procedimentos no dia-a-dia de uma produção facilitam o trabalho de profissionais de rádio. O Manual é o único sobre o assunto assinado por um autor nacional.
Mas o que importa é entender a responsabilidade do produtor na consecução do produto final, no que é levado ao ar.
Mal sabem os ouvintes que depende dele, muitas vezes somente dele (outras responsabilidades envolvem diretores, comunicadores), o conteúdo que está sendo transmitido, com todas as suas nuanças, desde a parte técnica (que deve ser controlada para ir ao ar de forma impecável) até a plástica (que pode desagradar a audiência se estiver mal escolhida).
O timing (fundamental para dar a dinâmica da atração), a voz do apresentador (que precisa estar afinada e aveludada) e, por fim, o mais importante: o conteúdo (que deve primar pelo ineditismo, pertinência e, principalmente, credibilidade) também são de sua responsabilidade.
A ideia que norteou a realização deste trabalho é passar alguns macetes do dia-a-dia de um produtor, supondo que ele seja um “faz tudo” dentro da emissora em que trabalha, o que ocorre na maioria das vezes.
Existem casos em que a emissora tem uma estrutura em que as diversas atividades são bem divididas e hierarquizadas na equipe de produção.
Se o leitor deste manual exerce a profissão de produtor em uma estrutura similar, desconsidere as inúmeras tarefas que serão elencadas para um mesmo profissional. Pode-se desmembrar as tarefas, se preferir, e aproveitá-las, se quiser.
Produção De Rádio
- Comunicação
- 13 Visualizações
- Nenhum Comentário
Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.