
Temas relacionados à genética estão presentes em nosso cotidiano em
diversas situações, seja para descrever características físicas, compreender a origem de alguma doença, ou, ainda, conhecer ou debater sobre o desenvolvimento e utilização de tecnologias da área.
Estar inserido em debates dessa natureza requer uma compreensão mínima de alguns conceitos, que geralmente são introduzidos na educação básica, já no ensino fundamental II.
Devido à abstração e complexidade de determinados conceitos de genética, muitos estudantes possuem dificuldade em compreendê-los e utilizá-los em contextos variados.
Os professores, por sua vez, ainda que se empenhem em introduzir esses conceitos, em alguns momentos acabam tendo dificuldades, pois, geralmente, o ensino de temas de genética é baseado na transmissão de conceitos desconectada de situações, exemplos e narrativas concretas, condizentes com o interesse dos estudantes.
Esta obra apresenta, em seus cinco capítulos, o processo de construção do objeto de pesquisa da autora em seu mestrado, o Almanaque De Ciências Da Professora Genna, fruto da sua experiência e reflexão docente, somadas a uma pesquisa consolidada acerca do ensino de genética e do uso de histórias em quadrinho em sala de aula.
Como professora de ciências e biologia na educação básica e entusiasta do desenvolvimento e utilização de estratégias e recursos pedagógicos diversos, concordo que o uso de diferentes linguagens, como as presentes nas histórias em quadrinhos, pode contribuir para que os estudantes construam conceitos.
Percebo, assim como a autora, que esse gênero textual, por já fazer parte do repertório de leitura de muitos estudantes, é agradável, o que pode permitir a aproximação e interesse deles em relação a temas e conceitos de complexidades diversas.
O Almanaque De Ciências Da Professora Genna traz um roteiro de atividades contendo sugestões de leituras de quadrinhos que foi usado como instrumento de inserção desse gênero nas aulas de ciências.
Os leitores poderão conhecer também os resultados positivos alcançados pelo uso desse material e as reflexões sobre o trabalho com esse gênero.
