Luís Flávio Reis Godinho & Outros (Orgs.) – Trilhando Percursos Na Docência Em Ciências Sociais

Trilhando Percursos Na Docência Em Ciências Sociais celebra criticamente os cinco anos de criação da Licenciatura em Ciências Sociais da UFRB

Luís Flávio Reis Godinho, Bruno José Rodrigues Durães, Dyane Brito Reis Santos & Antônio Mateus Soares (Orgs.) – Trilhando Percursos Na Docência Em Ciências Sociais

Trilhando Percursos Na Docência Em Ciências Sociais comemora e celebra criticamente os cinco anos de criação da Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) – curso que começou a funcionar em 2015.

A oportunidade da publicação nasceu como fruto de um Edital denominado Sucesso na Graduação, de iniciativa da Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB), lançado no mês de abril de 2020. Buscava estimular estudos de destaque provenientes de trabalhos de conclusão de curso e produções de programas institucionais de iniciação científica (PIBIC), iniciação extensionista (PIBEX) e educação tutorial (PET). Acrescentemos, no caso das licenciaturas, os programas de iniciação à docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP).

Ademais, algumas experiências de estágio supervisionado também constituem essa obra. Enfatizamos, por último, que são trabalhos orientados, realizados, coordenados, supervisionados e construídos em parceria com docentes lotados no Colegiado da Licenciatura em Ciências Sociais.

Neste sentido, torna-se um caminhar que buscava valorizar:
a) a formação de professores-pesquisadores;
b) a construção de uma profissionalidade educativa crítica;
c) a docência como um ato político emancipatório;
d) o magistério comprometido socialmente,
e) o labor docente e formação engajada no território de atuação;
f) o espírito colaborativo e
g) a imersão propositiva nas interações com as escolas da região.

Trilhando Percursos Na Docência Em Ciências Sociais Apresenta nove estudos, pesquisas e relatos sobre a formação de professores e professoras de ciências sociais na região, tanto os que passaram pela nossa graduação assim como os estudantes em processo de formação. Essas trilhas e percursos são compartilhadas e construídas pelos docentes de Ciências Sociais, Filosofia, Pedagogia e Psicologia no sentido geral.


Deixe uma resposta

Luís Flávio Reis Godinho & Outros (Orgs.) – Trilhando Percursos Na Docência Em Ciências Sociais

Trilhando Percursos Na Docência Em Ciências Sociais celebra criticamente os cinco anos de criação da Licenciatura em Ciências Sociais da UFRB

Luís Flávio Reis Godinho, Bruno José Rodrigues Durães, Dyane Brito Reis Santos & Antônio Mateus Soares (Orgs.) - Trilhando Percursos Na Docência Em Ciências Sociais

Trilhando Percursos Na Docência Em Ciências Sociais comemora e celebra criticamente os cinco anos de criação da Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) – curso que começou a funcionar em 2015.

A oportunidade da publicação nasceu como fruto de um Edital denominado Sucesso na Graduação, de iniciativa da Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB), lançado no mês de abril de 2020. Buscava estimular estudos de destaque provenientes de trabalhos de conclusão de curso e produções de programas institucionais de iniciação científica (PIBIC), iniciação extensionista (PIBEX) e educação tutorial (PET). Acrescentemos, no caso das licenciaturas, os programas de iniciação à docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP).

Ademais, algumas experiências de estágio supervisionado também constituem essa obra. Enfatizamos, por último, que são trabalhos orientados, realizados, coordenados, supervisionados e construídos em parceria com docentes lotados no Colegiado da Licenciatura em Ciências Sociais.

Neste sentido, torna-se um caminhar que buscava valorizar:
a) a formação de professores-pesquisadores;
b) a construção de uma profissionalidade educativa crítica;
c) a docência como um ato político emancipatório;
d) o magistério comprometido socialmente,
e) o labor docente e formação engajada no território de atuação;
f) o espírito colaborativo e
g) a imersão propositiva nas interações com as escolas da região.

Trilhando Percursos Na Docência Em Ciências Sociais Apresenta nove estudos, pesquisas e relatos sobre a formação de professores e professoras de ciências sociais na região, tanto os que passaram pela nossa graduação assim como os estudantes em processo de formação. Essas trilhas e percursos são compartilhadas e construídas pelos docentes de Ciências Sociais, Filosofia, Pedagogia e Psicologia no sentido geral.


Deixe uma resposta


Desenvolvido pela Quanta Comunicação