Luís Fernando Cerri & Outros (Orgs) – Territórios Disputados

A obra apresenta possibilidades e potencialidades para os professores e pesquisadores do ensino de História em tempos de crise.

Luís Fernando Cerri, Osvaldo Mariotto Cerezer & Renilson Rosa Ribeiro (Orgs) – Territórios Disputados: Produção De Conhecimento No Ensino De História Em Tempos De Crise

O XII Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História (ENPEH) aconteceu num contexto bastante adverso para o país como um todo, em especial para os investimentos em pesquisa e, ainda mais especificamente, para a pesquisa em Ciências Humanas.

Como se não bastasse, a pesquisa em ensino e a pesquisa em ensino de História, que já são tradicionalmente preteridas em várias esferas, encontraram nesse momento uma conjuntura ainda mais difícil.

Diante de todas essas dificuldades, a realização do ENPEH configurou-se como um ato de resistência, compromisso e uma manifestação de pujança e crescimento da comunidade de pesquisadores que se dedica ao estudo do ensino e da aprendizagem da História.

Nenhuma surpresa, porque esta é a marca da trajetória desta comunidade: se somarmos os Encontros de Pesquisadores e os Encontros Perspectivas do Ensino de História, lá se vão 22 reuniões nacionais desde 1988, um encontro a cada ano e meio, em média.

Se no primeiro encontro de pesquisadores tratava-se de afirmar a viabilidade e a legitimidade da pesquisa no ensino de História, ou seja, sustentar que seus agentes, além de práticos no desenvolvimento de atividades de ensino e aprendizagem histórica, seja nas escolas de ensino fundamental e médio, seja nas faculdades e universidades em que se formam os professores, eram ainda sujeitos reflexivos, cujo labor também era teorizado, refletido, submetido a método e crítica, posto em relação com os saberes e teorias já consolidados, enfim, em uma palavra: ciência.

A coletânea é composta pelos trabalhos apresentados no XII Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História (ENPEH), com o título Territórios Disputados: Produção De Conhecimento No Ensino De História Em Tempos De Crise, realizado em novembro de 2019 na Universidade Federal de Mato Grosso. O evento foi organizado pela Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de História (ABEH).

Na obra, o leitor terá acesso as apresentações dos relatórios dos coordenadores dos 14 Grupos de Pesquisa em Diálogo (GPDs), e os relatórios dos Painéis de Pesquisa, dois dos principais produtos do evento. Os textos apresentam trabalhos de pesquisas nas mais diferentes modalidades e temáticas desenvolvidas por pesquisadores de diferentes universidades brasileiras.

Nessa obra o leitor encontrará exposição e análise acerca dos trabalhos apresentados e suas contribuições para o campo do ensino de História a partir de diferentes temáticas e problemáticas, assim como suas possibilidades e potencialidades para os professores e pesquisadores do ensino de História em tempos de crise.


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Luís Fernando Cerri & Outros (Orgs) – Territórios Disputados

A obra apresenta possibilidades e potencialidades para os professores e pesquisadores do ensino de História em tempos de crise.

Luís Fernando Cerri, Osvaldo Mariotto Cerezer & Renilson Rosa Ribeiro (Orgs) - Territórios Disputados: Produção De Conhecimento No Ensino De História Em Tempos De Crise

O XII Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História (ENPEH) aconteceu num contexto bastante adverso para o país como um todo, em especial para os investimentos em pesquisa e, ainda mais especificamente, para a pesquisa em Ciências Humanas.

Como se não bastasse, a pesquisa em ensino e a pesquisa em ensino de História, que já são tradicionalmente preteridas em várias esferas, encontraram nesse momento uma conjuntura ainda mais difícil.

Diante de todas essas dificuldades, a realização do ENPEH configurou-se como um ato de resistência, compromisso e uma manifestação de pujança e crescimento da comunidade de pesquisadores que se dedica ao estudo do ensino e da aprendizagem da História.

Nenhuma surpresa, porque esta é a marca da trajetória desta comunidade: se somarmos os Encontros de Pesquisadores e os Encontros Perspectivas do Ensino de História, lá se vão 22 reuniões nacionais desde 1988, um encontro a cada ano e meio, em média.

Se no primeiro encontro de pesquisadores tratava-se de afirmar a viabilidade e a legitimidade da pesquisa no ensino de História, ou seja, sustentar que seus agentes, além de práticos no desenvolvimento de atividades de ensino e aprendizagem histórica, seja nas escolas de ensino fundamental e médio, seja nas faculdades e universidades em que se formam os professores, eram ainda sujeitos reflexivos, cujo labor também era teorizado, refletido, submetido a método e crítica, posto em relação com os saberes e teorias já consolidados, enfim, em uma palavra: ciência.

A coletânea é composta pelos trabalhos apresentados no XII Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História (ENPEH), com o título Territórios Disputados: Produção De Conhecimento No Ensino De História Em Tempos De Crise, realizado em novembro de 2019 na Universidade Federal de Mato Grosso. O evento foi organizado pela Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de História (ABEH).

Na obra, o leitor terá acesso as apresentações dos relatórios dos coordenadores dos 14 Grupos de Pesquisa em Diálogo (GPDs), e os relatórios dos Painéis de Pesquisa, dois dos principais produtos do evento. Os textos apresentam trabalhos de pesquisas nas mais diferentes modalidades e temáticas desenvolvidas por pesquisadores de diferentes universidades brasileiras.

Nessa obra o leitor encontrará exposição e análise acerca dos trabalhos apresentados e suas contribuições para o campo do ensino de História a partir de diferentes temáticas e problemáticas, assim como suas possibilidades e potencialidades para os professores e pesquisadores do ensino de História em tempos de crise.


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