Juventude Pobre E Escolarização

O objetivo geral do livro Juventude Pobre E Escolarização é identificar e discutir o que mantém e o que afasta a juventude da escola.

O desafio insuperável para o capital é justamente assegurar a manutenção de uma força de trabalho relativamente supérflua, porém sem que o desalento criado por essa condição comprometa o anseio da classe trabalhadora em pôr sua mercadoria (força de trabalho) à disposição do capital.

Por óbvio, no sistema do capital, não é dado aos trabalhadores poder algum de escolha, uma vez que sua existência depende rigorosamente da venda dessa mercadoria. No entanto, é preciso administrar conflitos e garantir uma submissa disponibilidade ad aeternum. Portanto, novamente entra em cena a “solução” do capital para os jovens: empreender & protagonizar.

E como os jovens respondem a esses requerimentos e quais as consequentes contradições que lhes são inerentes?

As questões expostas acima não comportam respostas simples, lineares e, por suposto, superficiais a ponto de se tomar a aparência pela essência. Sem dúvida, essa é, dentre outras, uma das grandes contribuições do livro Juventude Pobre E Escolarização: Trabalho, Cultura E Perspectivas De Futuro Nos Territórios Do Maciço Do Morro Da Cruz – Florianópolis. Isso na medida em que procura problematizar os condicionantes que mantêm e/ou afastam os jovens da escola na perspectiva dos jovens, considerando os sentidos que atribuem ao trabalho e suas expectativas de futuro.

O objetivo geral do livro Juventude Pobre E Escolarização é identificar e discutir o que mantém e o que afasta a juventude da escola, considerando as múltiplas determinações e dilemas que concorrem neste processo e, para isso, a pesquisa buscou analisar, na visão dos jovens, das crianças e dos adolescentes, os sentidos atribuídos à escola, evidenciando os motivos que geram o abandono escolar e também os vínculos que fortalecem a permanência na escola, os sentidos do trabalho e sua presença na vida dos estudantes, as suas expectativas de futuro e as atividades e interesses para além da escola.

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Juventude Pobre E Escolarização

O objetivo geral do livro Juventude Pobre E Escolarização é identificar e discutir o que mantém e o que afasta a juventude da escola.

O desafio insuperável para o capital é justamente assegurar a manutenção de uma força de trabalho relativamente supérflua, porém sem que o desalento criado por essa condição comprometa o anseio da classe trabalhadora em pôr sua mercadoria (força de trabalho) à disposição do capital.

Por óbvio, no sistema do capital, não é dado aos trabalhadores poder algum de escolha, uma vez que sua existência depende rigorosamente da venda dessa mercadoria. No entanto, é preciso administrar conflitos e garantir uma submissa disponibilidade ad aeternum. Portanto, novamente entra em cena a “solução” do capital para os jovens: empreender & protagonizar.

E como os jovens respondem a esses requerimentos e quais as consequentes contradições que lhes são inerentes?

As questões expostas acima não comportam respostas simples, lineares e, por suposto, superficiais a ponto de se tomar a aparência pela essência. Sem dúvida, essa é, dentre outras, uma das grandes contribuições do livro Juventude Pobre E Escolarização: Trabalho, Cultura E Perspectivas De Futuro Nos Territórios Do Maciço Do Morro Da Cruz – Florianópolis. Isso na medida em que procura problematizar os condicionantes que mantêm e/ou afastam os jovens da escola na perspectiva dos jovens, considerando os sentidos que atribuem ao trabalho e suas expectativas de futuro.

O objetivo geral do livro Juventude Pobre E Escolarização é identificar e discutir o que mantém e o que afasta a juventude da escola, considerando as múltiplas determinações e dilemas que concorrem neste processo e, para isso, a pesquisa buscou analisar, na visão dos jovens, das crianças e dos adolescentes, os sentidos atribuídos à escola, evidenciando os motivos que geram o abandono escolar e também os vínculos que fortalecem a permanência na escola, os sentidos do trabalho e sua presença na vida dos estudantes, as suas expectativas de futuro e as atividades e interesses para além da escola.

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