Lúcia Gracia Ferreira & Outros (Orgs.) – Ensino, Diversidade E Formação Docente

Os textos do livro Ensino, Diversidade E Formação Docente buscam fomentar reflexões sobre o perfil do(a) docente do século XXI.

Lúcia Gracia Ferreira, Fábio Viana Santos, Roselane Duarte Ferraz & Mara A. Alves Da Silva (Orgs.) – Ensino, Diversidade E Formação Docente

O livro Ensino, Diversidade E Formação Docente carrega uma tarefa muito relevante. A ideia de propor reflexões compartilhadas em torno de três campos centrais: formação docente, ensino e diversidade. De fato, os três campos se entrecruzam na medida em que há, realmente, a necessidade se construir um tecido que agregue uma formação consolidada, tanto na perspectiva da profissionalização quanto na dimensão do desenvolvimento profissional docente.

Essa formação, tanto em sua dimensão inicial que qualifica e autoriza o professor a se inserir no mundo do trabalho, quanto em sua dimensão ininterrupta que deve seguir durante todo o tempo do exercício da carreira, compõe a base para a tarefa cotidiana do professor que corresponde a seu fazer diário de ensinar.

O fazer docente, retroalimentado pelas demandas da prática e reforçado/fortalecido pela necessidade de se aprender sempre mais na/sobre a e para a prática, inclui a necessidade de se observar, de modo intransigente, a diversidade que está presente na sala de aula, na escola, como microssociedade, e na comunidade em que se insere a escola, como macrossociedade.

A noção de “aprender na/sobre a e para a prática” implica também a existência da convivência com colegas professores, com os quais se compartilham saberes, conhecimentos, experiências, vivências. Tudo isso, quando percebido com um olhar atento e desejoso de aprender, resulta na possibilidade de um fortalecimento imensurável do profissional, tanto para melhora para o ensino em si, quanto para a capacidade de refletir – mais e melhor – sobre a Educação e suas interfaces com outras áreas do conhecimento.

A coletânea Ensino, Diversidade E Formação Docente, composta por dezenove capítulos, se propõe a apresentar algumas reflexões construídas a partir estudos realizados por interessados pesquisadores que vêm se dedicando a estabelecer análises sobre as temáticas em torno das quais se reúnem os autores e os textos resultados de seus estudos.

Ao mesmo tempo, Ensino, Diversidade E Formação Docente contém provocações para outras análises e perspectivas e abertura para outras pesquisas, na medida em que se organiza, de forma harmônica, para estabelecer um tecido intelectual que não se costura somente entre si, mas também na dinâmica interativa com as possibilidades de instigar novos olhares, distintas reflexões e percepções, outras análises por parte de quem se dedica a fazer a leitura.

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Lúcia Gracia Ferreira & Outros (Orgs.) – Ensino, Diversidade E Formação Docente

Os textos do livro Ensino, Diversidade E Formação Docente buscam fomentar reflexões sobre o perfil do(a) docente do século XXI.

Lúcia Gracia Ferreira, Fábio Viana Santos, Roselane Duarte Ferraz & Mara A. Alves Da Silva (Orgs.) - Ensino, Diversidade E Formação Docente

O livro Ensino, Diversidade E Formação Docente carrega uma tarefa muito relevante. A ideia de propor reflexões compartilhadas em torno de três campos centrais: formação docente, ensino e diversidade. De fato, os três campos se entrecruzam na medida em que há, realmente, a necessidade se construir um tecido que agregue uma formação consolidada, tanto na perspectiva da profissionalização quanto na dimensão do desenvolvimento profissional docente.

Essa formação, tanto em sua dimensão inicial que qualifica e autoriza o professor a se inserir no mundo do trabalho, quanto em sua dimensão ininterrupta que deve seguir durante todo o tempo do exercício da carreira, compõe a base para a tarefa cotidiana do professor que corresponde a seu fazer diário de ensinar.

O fazer docente, retroalimentado pelas demandas da prática e reforçado/fortalecido pela necessidade de se aprender sempre mais na/sobre a e para a prática, inclui a necessidade de se observar, de modo intransigente, a diversidade que está presente na sala de aula, na escola, como microssociedade, e na comunidade em que se insere a escola, como macrossociedade.

A noção de “aprender na/sobre a e para a prática” implica também a existência da convivência com colegas professores, com os quais se compartilham saberes, conhecimentos, experiências, vivências. Tudo isso, quando percebido com um olhar atento e desejoso de aprender, resulta na possibilidade de um fortalecimento imensurável do profissional, tanto para melhora para o ensino em si, quanto para a capacidade de refletir – mais e melhor – sobre a Educação e suas interfaces com outras áreas do conhecimento.

A coletânea Ensino, Diversidade E Formação Docente, composta por dezenove capítulos, se propõe a apresentar algumas reflexões construídas a partir estudos realizados por interessados pesquisadores que vêm se dedicando a estabelecer análises sobre as temáticas em torno das quais se reúnem os autores e os textos resultados de seus estudos.

Ao mesmo tempo, Ensino, Diversidade E Formação Docente contém provocações para outras análises e perspectivas e abertura para outras pesquisas, na medida em que se organiza, de forma harmônica, para estabelecer um tecido intelectual que não se costura somente entre si, mas também na dinâmica interativa com as possibilidades de instigar novos olhares, distintas reflexões e percepções, outras análises por parte de quem se dedica a fazer a leitura.

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