
A cárie dentária é a doença crônica mais prevalente na população infantil, afetando cerca de 600 milhões de crianças ao redor do mundo. Entretanto, não atinge indivíduos da mesma forma, já que apresenta distribuição polarizada; aqueles de maior vulnerabilidade social são os mais afetados.
Essas duas afirmações nos fazem refletir sobre o quanto os tratamentos convencionais – focados na doença – associados à dificuldade de acesso de grande parcela da população brasileira aos serviços de saúde têm contribuído para essa situação. Nesse contexto, a busca por alternativas que visam quebrar esse ciclo não só é bem-vinda, como necessária.
Assim, a decisão do grupo de professoras do curso de Odontologia da Universidade Federal do Piauí de elaborar esta obra é louvável. O livro traz a experiência de 23 anos de funcionamento ininterruptos do projeto “Programa Preventivo para Gestantes e Bebês (PPGB)” que é inovador em vários aspectos.
Além do que foi mencionado acima, ou seja, focar na manutenção da saúde e não na doença e ter sido desenvolvido para assistir pessoas “socialmente invisíveis”, o PPGB traz, para o aluno de graduação, a visão da Odontologia como promotora de saúde. Isso, sem dúvida alguma, não só contribuiu para a formação de profissionais que fazem e farão a diferença onde quer que estejam inseridos, como também permitiu que crianças, atualmente jovens adultos, se desenvolvessem livres de cárie.
Trabalhar com crianças, bebês em especial, requer do profissional muito mais do que técnica e conhecimento. É necessário ter sensibilidade e isso se faz presente já na dedicatória do livro, que é de delicadeza e doçura indescritíveis.
A forma como a obra está organizada também é um diferencial. Saúde Bucal Do Bebê não trata exclusivamente da problemática da cárie dentária, mas abrange aspectos que são relevantes para o bom desenvolvimento do sistema estomatognático, ressaltando-se a importância de se trabalhar de forma multi e interdisciplinar.
Estou segura de que o conteúdo do livro Saúde Bucal Do Bebê se constituirá numa fonte importante de aprendizado para alunos e profissionais e de inspiração para gestores públicos, uma vez que apresenta soluções factíveis e extremamente eficientes para o controle da cárie dentária, podendo ser aplicadas indistintamente tanto no setor público ou privado.











