
Com a criação do Bacharelado em Educação Física na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), vários professores foram contratados para atuar no Centro de Educação Física e Desportos. Assim, no ano de 2010, vimo-nos diante da necessidade da criação de um núcleo de pesquisa e extensão em que se pudesse congregar os professores recém-chegados e os que já faziam ciência e extensão nas áreas de fisiologia e treinamento físico na Ufes.
Nasceu então o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ciências do Movimento Corporal (Nupem), que, além de contar com espaços de treinamento para o ensino e para o atendimento da comunidade, está organizado em laboratórios, onde se fazem investigações em áreas como fisiologia e bioquímica do exercício e do treinamento físico.
Diante dos desafios da docência, os professores vinculados ao Nupem perceberam a necessidade da produção de documentos para atender a graduação, a pós-graduação e egressos interessados em atualização. Essa necessidade advém de diferentes razões, entre as quais, destacamos: a dificuldade de se encontrarem obras didáticas que reúnam conteúdo de interesse num único volume; a velocidade da produção científica atual, que torna as obras rapidamente desatualizadas; a variedade de periódicos em que os textos são difundidos; a falta de domínio de alguns acadêmicos e egressos sobre outros idiomas.
Além da participação de professores do Centro de Educação Física da Ufes, esta obra traz coautorias com colegas docentes de outras importantes instituições (Unicamp, Unifesp, UFV, UFG) e com acadêmicos que, hoje, já estão graduados ou fazendo mestrado/doutorado. Seu título foi inspirado pelo nome do laboratório a que seus organizadores estão vinculados (Laboratório de Fisiologia e Bioquímica Experimental), e, obviamente, vários capítulos apresentam aproximação com esses campos.
Entretanto, a obra não se limitou a conhecimentos básicos e de compreensão de mecanismos característicos da fisiologia e bioquímica; há capítulos que enfatizam a relação do exercício físico com gasto energético, cânceres, mobilidade articular, entre outros, e todos apresentam conhecimentos essenciais para a formação e atualização de profissionais de Educação Física.
