Sinceridade E Autenticidade

Lionel Trilling - Sinceridade E Autenticidade: A Vida Em Sociedade E A Afirmação Do Eu

Neste livro, Lionel Trilling trata do processo pelo qual a espinhosa empreitada da sinceridade, de ser verdadeiro consigo mesmo, veio a ocupar um lugar de suma importância na vida moral – e a mudança posterior na qual aquele lugar se vê usurpado pelo mais obscuro e ainda mais vigoroso ideal moderno de autenticidade.

Os exemplos são extraídos da literatura e do pensamento ocidental – de Shakespeare a Hegel e Sartre, de Robespierre a R. D. Laing, sugerindo contradições e ironias a que os ideais de sinceridade e autenticidade dão origem, sobretudo na vida contemporânea.

Estas são as aulas que, na primavera de 1970, ministrei na Universidade de Harvard como ocupante da cadeira Charles Eliot Norton de poesia. Ao escolher como tema o exame histórico dos ideais cognatos da sinceridade e da autenticidade, foi-me impossível não perceber que seis aulas jamais seriam capazes de abarcá-lo.

Isso me encorajou na empreitada. Quando proferi a última delas, a certeza de sua inevitável inadequação de forma alguma diminuíra, mas já deixara de ser estimulante por ter se tornado específica: eu sabia o quanto haviam sido falhas e de que maneiras isso acontecera, e pouco me instigava então enumerar as questões e as figuras importantes que não haviam sido levadas em conta.

Agora que as publico - de modo substancial, embora não exatamente como foram proferidas -, retorno naturalmente à certeza de que o tema é tão amplo, quase coextensivo à cultura de quatro séculos, que mesmo uma investigação meramente parcial pode ser de algum modo útil ao sugerir sua amplitude e sublinhar algumas das muitas ironias que ele engendra.

https://iieb.org.br/wp-content/uploads/2019/02/Livro_SFX_WEB_reduzido.pdf

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Lionel Trilling – Sinceridade E Autenticidade: A Vida Em Sociedade E A Afirmação Do Eu

Neste livro, Lionel Trilling trata do processo pelo qual a espinhosa empreitada da sinceridade, de ser verdadeiro consigo mesmo, veio a ocupar um lugar de suma importância na vida moral – e a mudança posterior na qual aquele lugar se vê usurpado pelo mais obscuro e ainda mais vigoroso ideal moderno de autenticidade.

Os exemplos são extraídos da literatura e do pensamento ocidental – de Shakespeare a Hegel e Sartre, de Robespierre a R. D. Laing, sugerindo contradições e ironias a que os ideais de sinceridade e autenticidade dão origem, sobretudo na vida contemporânea.

Estas são as aulas que, na primavera de 1970, ministrei na Universidade de Harvard como ocupante da cadeira Charles Eliot Norton de poesia. Ao escolher como tema o exame histórico dos ideais cognatos da sinceridade e da autenticidade, foi-me impossível não perceber que seis aulas jamais seriam capazes de abarcá-lo.

Isso me encorajou na empreitada. Quando proferi a última delas, a certeza de sua inevitável inadequação de forma alguma diminuíra, mas já deixara de ser estimulante por ter se tornado específica: eu sabia o quanto haviam sido falhas e de que maneiras isso acontecera, e pouco me instigava então enumerar as questões e as figuras importantes que não haviam sido levadas em conta.

Agora que as publico – de modo substancial, embora não exatamente como foram proferidas -, retorno naturalmente à certeza de que o tema é tão amplo, quase coextensivo à cultura de quatro séculos, que mesmo uma investigação meramente parcial pode ser de algum modo útil ao sugerir sua amplitude e sublinhar algumas das muitas ironias que ele engendra.

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