O Livro Estudos da Festa vem cumprir um compromisso firmado pelo Centro Multidisciplinar em Estudos da Cultura e seus públicos. Elaborar uma publicação sobre essa temática traz à cena um número de investigações e diálogos multidisciplinares extremamente amplos, como também torna clara a riqueza de um tema fortemente imbricado a espaços e povos dos mais diversos tempos e lugares, sendo, portanto, muito pertinente aos propósitos e interesses do CULT.
Desde as primeiras manifestações relativas à elaboração desse livro, muito tempo e dificuldades foram vividos. Confessamos que, por variadas vezes, consideramos que o projeto havia perdido seu élan inicial, e que retomar a sua realização, seria mais pela responsabilidade do compromisso acordado, do que verdadeiramente um desejo. Porém, fomos contagiadas pela alegria e disponibilidade das pessoas que não quiseram deixar a ideia se perder e aceitaram empreender essa tarefa juntamente com o CULT. Tal interesse foi um estímulo para o nosso reencantamento.
Retomamos o projeto do livro com ânimos renovados.
Compreendemos esse livro como um caleidoscópio de percepções perspicazes sobre a ação festiva, estejam elas implícitas: nos estoques de reflexões elaboradas pelos próprios autores – ou nos mapeamentos realizados por alguns deles de estudos que tratam do tema – ou ainda pelos temas transversais que emergem para compreender essa ação. É o caso, por exemplo, do professor Sérgio Ferretti, que afirma o seu interesse pelo assunto através das Ciências Sociais e, sobretudo, da Antropologia e da História.
Para embasar tal compreensão, ele se apropria inicialmente dos trabalhos clássicos de Émile Durkheim, desenvolvidos posteriormente por Marcel Mauss (pioneiros que são), na constituição desse campo. No entanto, a atualidade da temática se coloca quando evoca autores contemporâneos que mantêm a tradição dos estudos da festa nos tempos atuais. Na interessante revisão bibliográfica que realiza, Ferreti acrescenta ainda Mikhail Bakhtin,
teórico russo da literatura moderna; Roger Caillois; Jean Duvignaud; Jacques Heers e Maria Michol Pinho de Carvalho, além de citar, ainda, Regina Prado e Moniz Sodré, dentre outros.
Estudos Da Festa
- Ciências Sociais
- 1 Visualizações
- Nenhum Comentário
Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.