Aquisição Da Linguagem E Problemas Do Desenvolvimento Linguístico

A aquisição de uma língua, por qualquer criança, de forma natural e sem esforço, constitui um mistério que a linguística e a psicolinguística buscam desvendar. É sobre essa área de estudos que Aquisição da linguagem e problemas do desenvolvimento linguístico trata.

A aquisição de uma língua, por qualquer criança, de forma natural e sem esforço, constitui um mistério que a linguística e a psicolinguística buscam desvendar. É sobre essa área de estudos que Aquisição da linguagem e problemas do desenvolvimento linguístico trata.

A obra, constituída por estudos de autores de renomadas instituições – como a Universidade de Delaware e o Laboratório de Ciências cognitivas e Psicolinguísticas de Paris –, procura debater questões e problemas oriundos do processo de aquisição típica da língua.

O livro traz, ao estudante e ao pesquisador brasileiros, resultados de pesquisas em aquisição da língua materna em curso típico e sobre distúrbios específicos do desenvolvimento linguístico, como os desvios fonológicos e as manifestações mais amplas do Distúrbio Específico da Linguagem. Trata-se, portanto, de referência fundamental para a formação interdisciplinar daqueles que têm a linguagem e o desenvolvimento da criança como foco de interesse, trabalho e intervenção.

A aquisição da língua materna em sua fase inicial, nos dois primeiros anos de vida da criança, é aqui privilegiada. Nessa fase, a criança ainda não se expressa por um meio linguístico, ou não o faz de forma fluente, mas processa a fala à sua volta de modo tal que a informação relevante acerca das propriedades específicas da língua em questão se tornam a ela accessíveis.

É, ainda, nessa fase que a criança manifesta uma disposição para a delimitação de categorias gramaticais/lexicais e para o uso de diferentes fontes de informação na aquisição do léxico, cuja constituição será crucial para que ela venha a se expressar por meio de enunciados linguísticos sintaticamente organizados.

Problemas do desenvolvimento linguístico, manifestos em desvios fonológicos ou, de forma mais ampla, na sintaxe e na morfologia, são também abordados, dada a sua relevância para o entendimento do que está envolvido na aquisição de uma língua, assim como para a criação das bases para uma intervenção terapêutica teoricamente fundamentada, em casos de comprometimento da linguagem da criança.

A ciência contemporânea tem dado especial relevância para a questão da aquisição da linguagem. A pesquisa sobre desvios do desenvolvimento linguístico e sobre o chamado Déficit Específico da Linguagem, ou Déficit Especificamente Linguístico (DEL), vem, por seu turno, se intensificando nos últimos vinte anos.

Os resultados do estudo da aquisição da linguagem, em seu curso normal ou comprometido, são, no entanto, pouco accessíveis a alunos de graduação em Letras, Psicologia, Educação, Fonoaudiologia (dentre outros), assim como pouco difundidos entre profissionais das áreas de saúde e de educação que atuam no desenvolvimento de habilidades linguísticas, no Brasil.

Alunos de pós- -graduação, por sua vez, encontram dificuldade ao se inserirem no campo da aquisição da linguagem, dada a falta da formação
interdisciplinar requerida.

http://livrandante.com.br/contribuicao/caneca-lua-cheia-branca/

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Aquisição Da Linguagem E Problemas Do Desenvolvimento Linguístico

A aquisição de uma língua, por qualquer criança, de forma natural e sem esforço, constitui um mistério que a linguística e a psicolinguística buscam desvendar. É sobre essa área de estudos que Aquisição da linguagem e problemas do desenvolvimento linguístico trata.

A aquisição de uma língua, por qualquer criança, de forma natural e sem esforço, constitui um mistério que a linguística e a psicolinguística buscam desvendar. É sobre essa área de estudos que Aquisição da linguagem e problemas do desenvolvimento linguístico trata.

A obra, constituída por estudos de autores de renomadas instituições – como a Universidade de Delaware e o Laboratório de Ciências cognitivas e Psicolinguísticas de Paris –, procura debater questões e problemas oriundos do processo de aquisição típica da língua.

O livro traz, ao estudante e ao pesquisador brasileiros, resultados de pesquisas em aquisição da língua materna em curso típico e sobre distúrbios específicos do desenvolvimento linguístico, como os desvios fonológicos e as manifestações mais amplas do Distúrbio Específico da Linguagem. Trata-se, portanto, de referência fundamental para a formação interdisciplinar daqueles que têm a linguagem e o desenvolvimento da criança como foco de interesse, trabalho e intervenção.

A aquisição da língua materna em sua fase inicial, nos dois primeiros anos de vida da criança, é aqui privilegiada. Nessa fase, a criança ainda não se expressa por um meio linguístico, ou não o faz de forma fluente, mas processa a fala à sua volta de modo tal que a informação relevante acerca das propriedades específicas da língua em questão se tornam a ela accessíveis.

É, ainda, nessa fase que a criança manifesta uma disposição para a delimitação de categorias gramaticais/lexicais e para o uso de diferentes fontes de informação na aquisição do léxico, cuja constituição será crucial para que ela venha a se expressar por meio de enunciados linguísticos sintaticamente organizados.

Problemas do desenvolvimento linguístico, manifestos em desvios fonológicos ou, de forma mais ampla, na sintaxe e na morfologia, são também abordados, dada a sua relevância para o entendimento do que está envolvido na aquisição de uma língua, assim como para a criação das bases para uma intervenção terapêutica teoricamente fundamentada, em casos de comprometimento da linguagem da criança.

A ciência contemporânea tem dado especial relevância para a questão da aquisição da linguagem. A pesquisa sobre desvios do desenvolvimento linguístico e sobre o chamado Déficit Específico da Linguagem, ou Déficit Especificamente Linguístico (DEL), vem, por seu turno, se intensificando nos últimos vinte anos.

Os resultados do estudo da aquisição da linguagem, em seu curso normal ou comprometido, são, no entanto, pouco accessíveis a alunos de graduação em Letras, Psicologia, Educação, Fonoaudiologia (dentre outros), assim como pouco difundidos entre profissionais das áreas de saúde e de educação que atuam no desenvolvimento de habilidades linguísticas, no Brasil.

Alunos de pós- -graduação, por sua vez, encontram dificuldade ao se inserirem no campo da aquisição da linguagem, dada a falta da formação
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