
Esta obra coloca em análise os modos de intervenção do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na Universidade Federal do Paraná.
Com isso, expressa a ligação estreita entre ensino, pesquisa e extensão afetos aos subprojetos que ganham visibilidade nos capítulos deste livro, uma vez que mostra, de modo experiencial, as práticas de formação de professores.
É possível dizer que Disseminando Conhecimentos E Práticas liga, no campo da formação de professores, a problematização entre saber-poder e constituição do sujeito professor, pois ele nos mostra as experiências de lutas específicas, de um exercício entre teorias, práticas e os modos de fazer locais na interface com a escola básica.
No que se refere ao conteúdo, organização, atualidade e relevância da obra há que se acentuar seu caráter metodológico e conceitual dos temas caros a uma formação de professores tecida no meio, entre universidade e escola básica.
Levando em consideração o foco temático presente nos estudos, identificamos a predominância de trabalhos relacionados com conteúdo-método e recursos didáticos.
Os demais evidenciados foram: características dos alunos; filosofia da Ciência, formação de professores; formação de conceitos; currículos e programas; e história da Ciência.
Esse resultado demonstra que os estudos envolvendo as atividades do Pibid/UFPR focam os processos de ensino e de aprendizagem, com destaque para os conteúdos, as metodologias de ensino e os distintos recursos didáticos.
Quando analisamos o foco conteúdo-método, que representa 40% dos estudos, constatamos que ele abarca duas tendências.
Na primeira, encontramos os estudos que relatam ações que promovem a aquisição de conhecimentos em distintas áreas, com destaque para os temas fauna e flora, eletricidade e magnetismo articulado com a abordagem histórica e filosófica da ciência, nomenclatura orgânica, horta escolar, eletrostática, energia solar e emancipação e autonomia dos estudantes, entre outros.
A segunda tendência envolve trabalhos que relatam distintas metodologias para o desenvolvimento das aulas. Entre as propostas identificamos: a) como trabalhar a matemática de forma diferenciada e contextualizada; b) construção de novas práticas a partir da concepção interacionista de linguagem; c) contribuições de clubes de ciências na alfabetização científica; d) importância da experimentação; e) novas formas e linguagens aplicadas ao ensino; f) análise de unidades didáticas enfocando temáticas específicas; g) articulação da abordagem Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente com História e Filosofia da Ciência; e h) como ensinar a escrita e como trabalhar a reescrita com as crianças.
