Força Sindical

Este livro tem como principal objetivo traçar um perfil dos dirigentes e sindicalistas que participaram do congresso de fundação da Força Sindical: profissão, idade, sexo, entidades que representavam opiniões políticas e sindicais, etc.

As informações foram obtidas através de um questionário aplicado a delegados e membros da Direção Nacional que participaram do congresso, realizado em São Paulo, no Memorial da América Latina, durante os dias 8, 9 e 10 de março de 1991.
No planejamento da pesquisa, considerando a natureza do evento, calculamos que não seria possível trabalhar com uma amostra. Para que a seleção das unidades amostrais se tornasse factível, teríamos de ter, com antecedência, uma relação com os nomes dos delegados que iriam participar do congresso, de modo a proceder ao sorteio das unidades, quer dizer, dos delegados a serem entrevistados. Ocorre que essa relação, na melhor das hipóteses, só estaria disponível depois do credenciamento dos delegados. Em outras palavras: a seleção da amostra só se tornaria possível depois de iniciado o congresso. A experiência de outras pesquisas e uma visualização do cenário em que o congresso se realizaria convenceu-nos de que seria extremamente difícil localizar e entrevistar os delegados, uma vez iniciada a reunião, pois eles estariam, certamente, mais interessados nas discussões dos assuntos do congresso do que na prestação de informações aos pesquisadores. Por outro lado, a hipótese de se selecionar ao acaso, no recinto do congresso, um número determinado de participantes para a aplicação ou entrega do questionário também não pareceu factível. Por essa razão, a ideia de seleção de uma amostra foi abandonada e optou-se por tentar atingir todo o universo.
O melhor momento para isso seria o do credenciamento dos delegados, antes do início da abertura dos trabalhos. Imaginamos que todos os delegados teriam necessariamente de se apresentar pessoalmente no local de credenciamento, ocasião em que seriam “agarrados” para responder ao questionário. Contudo, para os propósitos mencionados (entrevistar todos os delegados presentes no congresso), a fila do credenciamento revelou-se um local necessário, mas não suficiente, já que apenas os delegados de São Paulo se credenciaram pessoalmente na secretaria do congresso. Para as delegações de fora da cidade, os chefes ou coordenadores das delegações encarregaram-se sozinhos do credenciamento de todos os integrantes de cada delegação, que, na maior parte das vezes, em lugar de se dirigirem diretamente para o local do congresso, foram primeiro para os seus alojamentos.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Força Sindical

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog