
A coletânea Formação Docente E Ensino De Língua Portuguesa: Resultados E Perspectivas Do/No PROFLETRAS/Região Centro-Oeste chega aos leitores em um momento bastante significativo para o Programa: a comemoração dos cinco anos de sua idealização-implementação.
O Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional foi recomendado pelo Conselho Técnico-Científico de Educação Superior – CTC-ES da CAPES, na 141ª reunião, realizada no período de 19 a 23 de novembro de 2012 e homologado pelo Conselho Nacional de Educação, através da Portaria Nº 1009 – CNE, de 10 de outubro de 2013.
Representa uma ação indutora da CAPES com vistas à capacitação de professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no País.
A proposta pedagógica do PROFLETRAS contempla a transdisciplinaridade, a inovação em sala de aula e a elaboração de propostas de ensino decorrentes da investigação, o que imprime ao egresso do PROFLETRAS perfil que o habilita a responder aos desafios educacionais contemporâneos, especificamente, aqueles que envolvem práticas sociais mediadas pelas mais diferentes linguagens.
Nesse texto, buscamos apresentar algumas reflexões e provocações sobre a formação de professores na contemporaneidade, deslocando olhar pela busca de modelos legitimados para outros olhares que buscam teorizar a formação a partir da prática.
Procuramos considerar os diferentes ethos discursivos com diversos repertórios culturais, sociais, políticos e educacionais em que os textos desta coletânea foram escritos.
Enfatizamos o reconhecimento de outros modos de representação de sentidos que valoriza a mudança do letramento como habilidade estática para descrever práticas de múltiplos letramentos.
Para tanto, espera-se uma mudança de postura da relação professor-aluno de maneira mais horizontalizada e a busca de pedagogias mais rizomáticas em relação à construção e disseminação do conhecimento nos quais professores são desafiados a “desaprender” privilégios de ensinar aquilo que a tradição concebia como estável e naturalizado nas práticas de linguagens.
