Manejo Comportamental De Crianças Com Transtornos Do Espectro Do Autismo Em Condição De Inclusão Escolar – Crianças e adolescentes com um dos Transtornos Do Espectro Do Autismo (TEA) têm sido identificados com maior frequência do que ocorria até poucos anos atrás. Estima-se, atualmente, que a prevalência seja de um indivíduo afetado em cada 100 pessoas, aumento significativo em relação às taxas observadas há algumas décadas. O aumento da identificação ocorre, possivelmente, porque essas condições são mais conhecidas atualmente e porque os critérios diagnósticos são mais abrangentes.
É necessário lembrar a grande variabilidade na apresentação dos Transtornos Do Espectro Do Autismo, no que diz respeito tanto aos prejuízos em interação social, comportamento e comunicação quanto ao grau de eventual comprometimento intelectual. Estima-se que cerca de 50% das pessoas com Transtornos Do Espectro Do Autismo apresentem algum grau de deficiência intelectual.
Em um momento em que as políticas públicas no Brasil têm evidente viés “inclusivista”, ou seja, se orientam no sentido de que todos, ou ao menos a maior parte das pessoas com algum tipo de deficiência (incluídas aqui as com Transtornos Do Espectro Do Autismo), estejam incluídos em escolas regulares de ensino, faz-se mais do que necessário instrumentalizar os professores no sentido de que tenham informações básicas sobre como lidar com essas pessoas em sala de aula, no que diz respeito aos procedimentos pedagógicos e a como conduzir-se frente aos problemas comportamentais frequentemente presentes.
O trabalho aqui apresentado pretende ser um passo inicial de auxílio aos professores que necessitam de informações confiáveis e orientações possíveis de serem implementadas no ambiente escolar. É claro que não se pretende aqui esgotar esse complexo assunto, mas, sim, possibilitar o mínimo de conhecimento necessário.
Os leitores encontrarão a descrição dos quadros que compõem os Transtornos Do Espectro Do Autismo, bem como conhecimentos básicos sobre a Análise Aplicada do Comportamento (ABA) que podem ser utilizados no ambiente de salas de aula.
É necessário colocar aqui, no entanto, que, nos casos em que os prejuízos presentes são acentuados, nem sempre a inclusão em sala de aula regular será a melhor solução, e, para esses indivíduos, classes ou mesmo escolas especiais ainda devem ser preferidas.
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