Os textos aqui reunidos se propõem a explorar, por diversos caminhos, o tema da cidade. Contando histórias, narrando experiências e apresentando personagens, os autores nos apresentam cenários múltiplos, sedutores e instigantes.
A imagem que se coloca na articulação dos textos é a de uma realidade múltipla, plural, móvel. A cidade reinventa a si mesma e se vê reinventada nas mais variadas práticas que a atravessam e a constituem. As pessoas, nela, transformam a si mesmas enquanto existem, sem pausas ou intervalos. O saber da história vai capturando e refazendo tudo, emprestando sentido ao que, de outro modo, seria apenas silêncio.
Tudo o que vai dito nas páginas a seguir consiste em um conjunto de produções realizadas no ambiente acolhedor da vida acadêmica.
Neste sentido, Cidades: Histórias, Experiências, Personagens é não apenas uma obra de estudo, mas é, também, o registro de uma prática de saber que, pelo seu existir, torna a vida social mais dinâmica e criativa.
Nosso desejo é que as palavras ditas a seguir sirvam de estímulo para que outras tantas se coloquem, sob a forma de outras histórias. Nossa esperança é a de que nada as impeça.