Deficiência Mental E Deficiência Intelectual Em Debate

Deficiência Mental E Deficiência Intelectual Em Debate - Nos últimos anos, principalmente a partir da primeira década deste século, temos observado transformações sociais significativas em relação aos processos políticos e pedagógicos que delineiam dispositivos de inclusão social e escolar envolvendo as pessoas em situação de deficiência, seja ela de ordem sensorial, física ou cognitiva.


Esses movimentos englobam o campo das políticas públicas, da formação de profissionais e da escolarização desses sujeitos. Estudiosos da área da Educação Especial têm se dedicado em ampliar as investigações concernentes aos processos de inclusão social e escolar desse público. Isso tem mobilizado tanto os pesquisadores, quanto os profissionais da educação para diálogos constantes, a fim de se compreender as bases epistemológicas e teórico-metodológicas das práticas educativas na construção de processos inclusivos, seja em âmbito escolar ou não-escolar.
Dessa forma, a Educação Especial tem ganhado destaque nos debates e na busca pela produção de ações políticas que garantam o direito de todos os cidadãos terem acesso, permanência e aprendizagem em todos os espaços sociais educativos. Assim, observamos no Brasil dispositivos de inclusão social e escolar tomando forma nas práticas cotidianas, bem como nas normativas legais e nas políticas educacionais. As pesquisas indicam um movimento que enseja mudanças nas práticas pedagógicas que possibilitem a todas as pessoas no espaço escolar viverem processos de aprendizagens.
É nesse sentido que a escola comum tem sido objeto de estudo, por se configurar lócus privilegiado dos processos inclusivos dos sujeitos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Todavia há que se considerar que a vida cotidiana escolar em seu âmbito micropolítico, associam-se às questões macropolíticas da educação e do contexto social em geral. É preciso então compreender os processos de interdependência entre esses contextos e as correlações de forças estabelecidas que produzem implicações para as práticas pedagógicas escolares.
É na perspectiva de contribuir com reflexões sobre essas questões, que Deficiência Mental E Deficiência Intelectual Em Debate reúne produções de profissionais e pesquisadores da educação, contemplando temáticas provocativas na área da Educação Especial que abrangem aspectos relativos aos processos inclusivos. Assim, Deficiência Mental E Deficiência Intelectual Em Debate congrega textos resultantes de investigações desenvolvidas por pesquisadores integrantes de grupos de pesquisas de diferentes Universidades do país, focalizando questões teóricas, conceituais, metodológicas e empíricas, visando adensar o conhecimento de aspectos concernentes à Educação Especial.

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Deficiência Mental E Deficiência Intelectual Em Debate – Nos últimos anos, principalmente a partir da primeira década deste século, temos observado transformações sociais significativas em relação aos processos políticos e pedagógicos que delineiam dispositivos de inclusão social e escolar envolvendo as pessoas em situação de deficiência, seja ela de ordem sensorial, física ou cognitiva.
Esses movimentos englobam o campo das políticas públicas, da formação de profissionais e da escolarização desses sujeitos. Estudiosos da área da Educação Especial têm se dedicado em ampliar as investigações concernentes aos processos de inclusão social e escolar desse público. Isso tem mobilizado tanto os pesquisadores, quanto os profissionais da educação para diálogos constantes, a fim de se compreender as bases epistemológicas e teórico-metodológicas das práticas educativas na construção de processos inclusivos, seja em âmbito escolar ou não-escolar.
Dessa forma, a Educação Especial tem ganhado destaque nos debates e na busca pela produção de ações políticas que garantam o direito de todos os cidadãos terem acesso, permanência e aprendizagem em todos os espaços sociais educativos. Assim, observamos no Brasil dispositivos de inclusão social e escolar tomando forma nas práticas cotidianas, bem como nas normativas legais e nas políticas educacionais. As pesquisas indicam um movimento que enseja mudanças nas práticas pedagógicas que possibilitem a todas as pessoas no espaço escolar viverem processos de aprendizagens.
É nesse sentido que a escola comum tem sido objeto de estudo, por se configurar lócus privilegiado dos processos inclusivos dos sujeitos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Todavia há que se considerar que a vida cotidiana escolar em seu âmbito micropolítico, associam-se às questões macropolíticas da educação e do contexto social em geral. É preciso então compreender os processos de interdependência entre esses contextos e as correlações de forças estabelecidas que produzem implicações para as práticas pedagógicas escolares.
É na perspectiva de contribuir com reflexões sobre essas questões, que Deficiência Mental E Deficiência Intelectual Em Debate reúne produções de profissionais e pesquisadores da educação, contemplando temáticas provocativas na área da Educação Especial que abrangem aspectos relativos aos processos inclusivos. Assim, Deficiência Mental E Deficiência Intelectual Em Debate congrega textos resultantes de investigações desenvolvidas por pesquisadores integrantes de grupos de pesquisas de diferentes Universidades do país, focalizando questões teóricas, conceituais, metodológicas e empíricas, visando adensar o conhecimento de aspectos concernentes à Educação Especial.

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