O livro apresenta uma abordagem inovadora para o estudo da Neuropsicologia como um novo instrumento. A autora aborda quais são as funções neurológicas e os distúrbios de aprendizagem atuais, além de contemplar os distúrbios de aprendizagem ou de escolarização.
A neuropsicologia é a ciência dedicada a estudar a expressão comportamental das disfunções cerebrais. Isso faz dela uma ciência interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, permitindo a sua vinculação a uma série de disciplinas que a estudam sob diversos vieses.
No âmbito da educação, sua importância é ainda mais potencializada. Afinal de contas, os principais sentidos dos seres humanos são despertados pelo sistema nervoso central, orientados pelos sensores cerebrais que levam as informações necessárias para cada atividade que o indivíduo necessita realizar.
A importância do estudo dessa matéria é delineada ao longo das unidades deste material. Os mistérios do funcionamento de cada sentido e a relevância de qualquer um deles para o processo do aprendizado são explorados nesta disciplina.
Na Unidade 1, o leitor conhecerá os conceitos básicos da neuropsicologia, estudará a visão do cérebro e do seu funcionamento no decorrer dos séculos, além de saber um pouco mais sobre a neuropsicologia no Brasil.
O estudo continua na Unidade 2, em que são apresentados temas como as funções executivas (linguagem, atenção, memória, sensação, percepção, emoção, entre outros), além da formação de imagens, a simbolização e a conceituação. Outro assunto importante tratado na referida unidade é o funcionamento do sistema nervoso e o processo de aprendizagem.
Na Unidade 3, em que as funções neurológicas e os distúrbios de aprendizagem são abordados, questões como as causas das dificuldades, distúrbios e transtornos da aprendizagem; o tratamento para as dificuldades, distúrbios e transtornos de aprendizagem; a classificação das dificuldades de aprendizagem (dislexia, disgrafia e discalculia); e o uso de instrumentos neuropsicológicos na avaliação dos distúrbios / dificuldades de aprendizagem são explorados de forma didática e direta, fomentando o debate acerca de cada assunto.
Finalmente, na Unidade 4, entram no cenário da discussão os distúrbios de aprendizagem ou de escolarização; as síndromes de déficit no desenvolvimento de funções mentais superiores; a síndrome de dificuldades de aprendizagem de habilidades motoras, o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), os distúrbios de linguagem e os seus tipos, os mecanismos neuropsicológicos e sociais das dificuldades/distúrbios de aprendizagem – DA e a habilitação neuropsicológica.
Uma resposta
ÓTIMO!!