
O interesse por estudar formação de sistemas conceituais e a educação escolar surgiu durante a graduação em psicologia, a partir dos estudos acerca da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica.
Durante os três últimos anos da graduação, devido a um projeto de extensão universitária, atuamos na formação contínua de professores de ensino fundamental de uma rede municipal de ensino.
Foram realizados cursos de formação contínua para esses professores sobre ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano. Ao abordarmos o desenvolvimento do psiquismo, a partir da psicologia histórico-cultural, nos deparávamos com afirmações sobre o papel da educação escolar para o desenvolvimento do pensamento pela via, sobretudo, do processo de formação de conceitos.
Nosso referencial teórico é a psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica. A psicologia histórico-cultural parte do preceito de que o desenvolvimento do psiquismo humano se identifica com a complexificação das funções psíquicas superiores, dado que ocorre a partir do desenvolvimento da linguagem, alçando patamares cada vez mais elaborados.
Nesse processo de complexificação das funções psíquicas superiores, o ensino sistematicamente orientado à transmissão dos conhecimentos científicos exerce um papel de maior grandeza.
Para essa teoria, a educação escolar deve promover a socialização dos conhecimentos universais, que representam as máximas conquistas científicas e culturais da humanidade, pois sem a apropriação deles torna-se impossível captar as leis que regem o desenvolvimento histórico de todos os fenômenos.
Pretendemos com essa pesquisa contribuir com as análises em torno do processo educativo orientado à formação dos sistemas conceituais nos alunos, tendo em vista, a superação da apreensão sincrética do objeto em direção à catarse, isto é, que “[..] pela mediação dos instrumentos teóricos e práticos devidamente apropriados manifesta-se o momento da expressão elaborada da nova forma de entendimento da prática social a que se ascendeu” (Saviani).
A catarse compõe o quarto do método pedagógico histórico-crítico e caracteriza-se pela efetiva incorporação pelo indivíduo dos instrumentos culturais e a transformação destes em elementos de transformação social.











