
A arte de modelar matematicamente os fenômenos físicos é uma parte muito importante para todas as áreas da Engenharia, pois com estes modelos podemos estudar a natureza na qual vivemos e também desenvolver os mais diversos equipamentos de uso social, aumentando a qualidade de vida das pessoas.
O voo dos pássaros, o suave correr de um córrego, os ventos e as ondas do mar são alguns exemplos de fenômenos que possuem uma representação matemática e podem ser estudados matematicamente. Tais fenômenos são representados por sistemas de equações diferenciais, normalmente parciais e não lineares.
Quando estes sistemas de equações diferenciais são muito complexos, como na aerodinâmica de um avião ou de um automóvel, por exemplo, os métodos analíticos não conseguem resolvê-los, e técnicas numéricas devem ser empregadas.
Para a aplicação destas técnicas numéricas, e para melhor representar os dados e detalhes do problema, é necessário um ferramental de fundamentos numérico/matemático que devem ser dominados pelo analista/engenheiro.
É exatamente do que trata Cálculo Numérico Computacional, dos professores Sérgio Peters e Julio Felipe Szeremeta, que reúne fundamentos essenciais para o domínio de muitas técnicas numéricas empregadas nos mais diversos ramos da física e da engenharia.
Fundamentos dos erros numéricos, solução de equações gerais e polinomiais, solução de sistemas de equações lineares e não lineares, ajuste de curvas genérico, representação de funções em séries e soluções de equações diferencias ordinárias, são tópicos apresentados neste texto sempre com a preocupação de transmitir ao aluno a importância e o significado do aprendizado desses fundamentos.
Cálculo Numérico Computacional expõe estas técnicas com a visão das Ciências da Computação e da Engenharia, proporcionada pela formação dos autores, ampliando a bibliografia disponível com um texto didático e bem focado.