Fenômeno: Uma Teia Complexa De Relações

Fenômeno: Uma Teia Complexa De Relações - O conteúdo desta obra gira em torno das palavras discurso – conhecimento – ciência. Os trabalhos foram ordenados em três conjuntos com os respectivos títulos: 1) Fundamentos da pesquisa científica: do racionalismo ao caos; 2) Dinâmica entre racional e real; 3) Pesquisa científica: produto de tensões entre racional e real.


Os atos de pesquisar e de formar jovens pesquisadores – práticas que distinguem o campo intelectual –, baseia-se em discursos denominados científicos. Dentre suas características, destaca-se o grau de cientificidade apresentado pelos resultados, conquistado pelo pesquisador ao investigar os fenômenos.
Ressalta-se que o grau de cientificidade depende essencialmente do grau de aprimoramento do conjunto de habilidades do pesquisador, o que o torna capaz de ultrapassar as aparências dos fenômenos investigados e construídos a partir de discursos, se levarmos em conta, especialmente, a afirmação de que “todo discurso manifesto repousaria secretamente sobre um já-dito; e que esse já-dito não seria simplemente uma frase já pronunciada, um texto já escrito, mas um jamais-dito”. Por isso, quando se pretende investigar discursos (ou práticas), Foucault recomenda especial atenção “na escuta de um já-dito, que seria, ao mesmo tempo, um não-dito” – o que exige o desenvolvimento aprimorado das competências do pesquisador.
O ato de pesquisar enfrenta também obstáculos que advêm das condições do próprio pesquisador, geradas pela “tentação de investir no objeto que está, sem dúvida, na origem do seu interesse pelo objeto”.
Explicitar as condições sociais de produção do discurso científico constitui um procedimento indispensável, exatamente por auxiliar o pesquisador a renunciar, com maior facilidade, à propensão para investir no objeto de pesquisa. Desse modo, ampliam-se as chances do pesquisador na conquista da complexidade em que se constitui todo discurso, assegurando-lhe condições mais favoráveis para estabelecer o rigor exigido pelo discurso científico. Seguindo essa orientação, apresentam-se algumas das condições, ações e iniciativas que imprimiram suas marcas, de forma mais acentuada, neste discurso – a presente coletânea.
A reconstituição desse processo considera desde a proposta desenvolvida nas disciplinas anteriormente referidas, seus resultados e as razões que contribuíram para se tomar a decisão de socializar algumas das produções dos estudantes, até as iniciativas que garantiram a presente publicação.

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Fenômeno: Uma Teia Complexa De Relações – O conteúdo desta obra gira em torno das palavras discurso – conhecimento – ciência. Os trabalhos foram ordenados em três conjuntos com os respectivos títulos: 1) Fundamentos da pesquisa científica: do racionalismo ao caos; 2) Dinâmica entre racional e real; 3) Pesquisa científica: produto de tensões entre racional e real.
Os atos de pesquisar e de formar jovens pesquisadores – práticas que distinguem o campo intelectual –, baseia-se em discursos denominados científicos. Dentre suas características, destaca-se o grau de cientificidade apresentado pelos resultados, conquistado pelo pesquisador ao investigar os fenômenos.
Ressalta-se que o grau de cientificidade depende essencialmente do grau de aprimoramento do conjunto de habilidades do pesquisador, o que o torna capaz de ultrapassar as aparências dos fenômenos investigados e construídos a partir de discursos, se levarmos em conta, especialmente, a afirmação de que “todo discurso manifesto repousaria secretamente sobre um já-dito; e que esse já-dito não seria simplemente uma frase já pronunciada, um texto já escrito, mas um jamais-dito”. Por isso, quando se pretende investigar discursos (ou práticas), Foucault recomenda especial atenção “na escuta de um já-dito, que seria, ao mesmo tempo, um não-dito” – o que exige o desenvolvimento aprimorado das competências do pesquisador.
O ato de pesquisar enfrenta também obstáculos que advêm das condições do próprio pesquisador, geradas pela “tentação de investir no objeto que está, sem dúvida, na origem do seu interesse pelo objeto”.
Explicitar as condições sociais de produção do discurso científico constitui um procedimento indispensável, exatamente por auxiliar o pesquisador a renunciar, com maior facilidade, à propensão para investir no objeto de pesquisa. Desse modo, ampliam-se as chances do pesquisador na conquista da complexidade em que se constitui todo discurso, assegurando-lhe condições mais favoráveis para estabelecer o rigor exigido pelo discurso científico. Seguindo essa orientação, apresentam-se algumas das condições, ações e iniciativas que imprimiram suas marcas, de forma mais acentuada, neste discurso – a presente coletânea.
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