A atividade de pesquisa que valoriza subprodutos agroflorestais, por meio da produção de novos materiais não convencionais, faz parte do trabalho desenvolvido por pesquisadores vinculados ao Núcleo de Apoio à Pesquisa em Materiais para Biossistemas (NAP-BiosMat-USP).
Os produtos com madeira Balsa residual, em formato plano ou sanduíche, podem ser aplicados na construção urbana e rural como elementos de vedação ou de isolamento térmico. A possibilidade de agregar valor aos resíduos madeireiros, minimiza impactos ambientais e sociais e contribui com a produção sustentável.
A vivência nos tempos contemporâneos têm exigido da civilização humana adaptações diárias às novas exigências sociais, econômicas, de saúde e ambientais. Em relação aos aspectos ambientais, nota-se nos últimos anos, variações climáticas extremas e uma das causas pode ser atribuída a exploração excessiva dos recursos naturais não-renováveis do planeta Terra.
A busca por alternativas e ações cotidianas que possam minimizar os impactos ambientais e promover o restabelecimento dos ecossistemas precisa tornar-se uma tendência da vida em tempos Pós-Pandemia da Covid-19. Nesse cenário de valorização dos recursos naturais e preservação do meio ambiente o Livro Diálogos Com Materiais Sustentáveis foi concebido.
Nas páginas que sucedem o leitor poderá conhecer alternativas para aplicação e valorização da biomassa florestal residual e também, obter orientações de práticas de vivências cotidianas que possam contribuir com a melhora da qualidade de vida do homem do campo e da cidade, investindo em sustentabilidade e garantindo um meio ambiente saudável e equilibrado para as próximas gerações.
Amiga e amigo extensionista rural, esperamos que o momento reciclando ideias no campo possa contribuir, de alguma maneira, com a melhora da qualidade de vida das pessoas que vivem e trabalham nos territórios rurais que atua.