Caderno de Receitas de Santo Amaro e Cachoeira
é fruto de um trabalho de pesquisa, realizado nesses dois municípios do Recôncavo da Bahia, com o objetivo de levantar, por meio de entrevistas, receitas de pratos típicos tradicionais, que foram preservadas pela tradição oral, de uma geração para outra.
No final de 2013, como professora doutora a serviço da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), estava à frente do grupo de Estudos ARCCO, cuja linha de pesquisa é voltada para a promoção de estudos sobre os vínculos entre arte, cultura e comunicação no Recôncavo da Bahia em diferentes contextos históricos, além de visar o desenvolvimento de pesquisas multidisciplinares, privilegiando abordagens vinculadas à tradição e contemporaneidade.
Em princípio, foi pensando em estreitar os laços entre integrantes do grupo – composto por estudantes dos cursos de Comunicação do Centro de Artes, Humanidades e Letras – e a comunidade, que registrei uma pesquisa cujo trabalho envolveu os participantes em atividades realizadas nos municípios de Santo Amaro e Cachoeira para o levantamento e apontamento de receitas culinárias que são consideradas tradicionais na região.
Nesse processo, nos dedicamos a entrevistar pessoas que conhecem e/ou sabem preparar essas receitas que vêm sendo preservadas, sobretudo, pela tradição oral e, além disto, realizamos fotografias de variados pratos e ingredientes utilizados na elaboração das referidas receitas.
No início dos trabalhos, foi logo estabelecido que o resultado da pesquisa deveria ser publicado na forma de um Caderno de Receitas de Santo Amaro e Cachoeira. A ideia era reunir as receitas coletadas, acompanhadas por fotografias, em uma publicação de leitura rápida, fácil e atraente.
As fotos deveriam ser sempre em plano de detalhe, pois, deste modo, consideramos que causariam maior impacto ao serem visualizadas através de aparelhos eletrônicos como tablets e celulares. Isto porque, como a edição de um material com numerosas fotografias coloridas deveria ficar muito caro, já nestes primórdios almejávamos uma publicação digital.
O motivo, entretanto, não se restringia às questões econômicas, mas vislumbrava a possibilidade de atingir um público bem mais numeroso, haja vista que uma publicação digital poderá facilitar o acesso de muito mais gente interessada neste tema, contribuindo largamente para difusão do conhecimento propiciado por este trabalho.
Foi pela internet que os participantes do grupo puderam acessar, de forma rápida, simples e cômoda, uma obra rara no formato impresso: o livro A arte culinária na Bahia, da autoria de Manuel Raimundo Querino. Ao longo da pesquisa, identificamos algumas receitas que aparecem no livro são, ainda hoje, relativamente comuns em Santo Amaro e Cachoeira.
Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante
e ganhe esta camisa ou escolha outros dos
nossos brindes.