
Este trabalho se deu após verificar-se que a falta de uma discussão de forma sistemática das etapas que compreendem o método científico representam um obstáculo para aqueles que se propõem a trabalhar com a pesquisa na área biomédica.
A intenção é que os leitores deste livro possam estar em contato com as etapas necessárias para a aplicação do método científico na área biomédica, contribuindo para que estas sejam amplamente discutidas e colocadas em prática.
A produção científica na área biomédica tem aumentado significativamente nos últimos anos, resultado do esforço de vários grupos de pesquisa vinculados ou não a programas de pós-graduação.
A obtenção de financiamento à pesquisa, bem como a publicação dos resultados dessas pesquisas são questões vitais para o sucesso do pesquisador.
Em todo o mundo, e especialmente nos países em desenvolvimento como o Brasil, a demanda supera em muito o montante de recursos disponíveis, sendo financiados aqueles projetos cuja fundamentação e estrutura seguem padrões rigorosos de qualidade.
O conhecimento sobre o planejamento e a análise de modelos experimentais torna-se então indispensável para a elaboração de hipóteses consistentes e de metodologias adequadas para que estas hipóteses sejam testadas.
É neste contexto que Pesquisa Na Área Biomédica: Do Planejamento À Publicação traz valorosa contribuição aos pesquisadores, discutindo seqüencialmente e de maneira clara e didática a metodologia científica, desde a formulação da hipótese à análise dos resultados em diferentes tipos de estudos, passando pelas orientações sobre pesquisa bibliográfica, questões éticas e medidas de biossegurança.
Este livro, tenho certeza, tornar-se-á uma ferramenta preciosa aos pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, auxiliando no planejamento e elaboração de projetos de pesquisa coerentes, facilitando a submissão às agências de fomento e a posterior redação dos trabalhos para publicação em revistas de alta qualidade, requisitos cada vez mais importantes e salutares no ambiente acadêmico, gerador de conhecimento e massa crítica para o progresso da ciência.
