Caminhos Para O Extraordinário relata a incorporação da Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão em Saúde no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís do Maranhão.
São recuperados alguns momentos desafiadores que, de algum modo, refletem o trabalho que se desenvolveu durante todo o período, que inclui, desde o início, os diferentes caminhos percorridos nessa busca pela insistente e incansável busca de melhoria da qualidade do atendimento nas nossas unidades de saúde.
E esses caminhos, como também o próprio caminhar, já nos mostrou que a solução é o sobre-esforço, é ir além do ordinário, é buscar o extraordinário.
Isso significa que não entendemos o processo de incorporação e consolidação dos princípios que regem a Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão em Saúde, como algo fragmentado ou sem um conceito bem delimitado.
Não se trata de paternalismo, assistencialismo ou clientelismo disfarçado de voluntarismo. Imaginamos uma Política Municipal de Humanização construída coletivamente.
E isso é tão significativo para nós que nos obriga a garantir espaço formal e real de participação nos nossos Grupos de Trabalho de Humanização-GTH das unidades de atenção secundária/terciária e dos territórios de atenção primária, de atores e agentes representativos dos usuários.
São essas e outras experiências que gostaríamos de dividir e, sobretudo, reafirmar que se trata apenas de alguns caminhos e de uma inquietude pacífica no caminhar, rumo à tão almejada qualidade da assistência no âmbito de uma das maiores políticas sociais do nosso país – a política de saúde.
Temos consciência que a passagem do formal (programas, portarias e decretos) para o real não é um percurso fácil, contudo, sabemos também que o caminho tem que ser percorrido. São, portanto, caminhos para o extraordinário.
Cada um dos trabalhadores deve fazer uma nova rota, uma nova trilha, e assim reinventar um mundo mais humano, mais solidário, construindo Caminhos Para O Extraordinário.