O pai da medicina ocidental, o médico e filósofo grego Hipócrates repetia enquanto cuidava de seus pacientes que “O homem é uma parte integral do cosmo e só a natureza pode tratar seus males” mostrando com isso, que as causas da doença eram naturais. Esse pensamento voltou a ser difundido nos últimos anos, ao mesmo tempo em que ocorre uma popularização dos métodos alternativos à mesma medicina.
A habilidade de preparar remédios com produtos naturais, na maioria das vezes, é atribuída às avós. Isso se deve provavelmente ao fato dessas receitas caseiras por muito tempo terem sido passadas de geração em geração, nutrindo o conhecimento da cultura popular. As plantas são o laboratório da natureza planetária onde transforma energia solar em cura e saúde ao homem. Não podemos de deixar de lembrar que a medicina tradicional utiliza a natureza como fonte primária de elaboração dos fármacos.
Com o objetivo de auxiliar o leitor no preparo e uso desses elementos naturais, esta cartilha traz vários exemplos de plantas medicinais em ordem alfabética e ilustradas, com o seu modo de preparo e uso correto. Ainda traz o nome popular e científico de cada espécie e a sua origem. Portanto uma obra preciosa que traz grandes contribuições.
Lembramos que esta cartilha traz em si o resgate da ideia da conservação e a preservação da natureza, pois observamos a grande utilidade que essas espécies podem ter em nossas vidas nos curando de simples dores.
Plantas Medicinais De Uso Comum No Nordeste Do Brasil apresenta-se o propósito de recuperar a sabedoria popular da região semiárida e trazer a publico esse conhecimento do uso de plantas desse bioma na cura de sua população, além da conscientização da necessidade de preservação dessas espécies dada pela sua grande utilização.
A cartilha contempla 50 espécies vegetais indicadas aos seres humanos e 14 para animais domésticos. É necessário alertar que esta cartilha não pretende substituir as formas de tratamento de saúde oferecida atualmente, mas sim complementar.