Este livro é resultado de uma trajetória percorrida e amadurecida em mais de quatro anos de reflexões e carrega a autoria de diversos pesquisadores que abordam, sob diferentes olhares, a História da Fronteira Sul.
Não é exagero dizer que muitos autores dedicaram anos de estudos para que estas reflexões se tornassem possíveis e disponibilizadas para uma viagem através das leituras, representações, apreciações críticas, construções e reconstruções.
Produzido coletivamente, o livro também é fruto de um conjunto de acontecimentos relacionados a um projeto de ensino superior público e gratuito, sonhado durante muitas décadas para este espaço de Fronteira, mas que se materializou somente a partir do ano de 2010, com a criação da Universidade Federal da Fronteira Sul.
Esta universidade é fruto de ampla mobilização e de um projeto popular, reivindicado principalmente pelos movimentos sociais. Por isso, nasceu comprometida com a Educação Pública e o combate às desigualdades sociais, em particular na sua região de abrangência.
Com a organização de um currículo distribuído em três domínios – comum, conexo e específico –, a nova Universidade pretende preencher lacunas, compensar carências e oportunizar uma bagagem cultural mais ampla, de acordo com a qualidade e o nível do ensino digno de uma grande universidade.
Dentre os componentes do domínio comum está o de História da Fronteira Sul, que tem o propósito de inserir nas discussões os conceitos de construção de cidadania, entendimentos acerca da própria história regional, desmitificação de representações sobre o passado histórico e sobre a construção do conhecimento, entre outras tantas importantes discussões deste e de outros tempos históricos.
O conjunto dos professores que ministram o componente curricular História da Fronteira Sul, composto em grande maioria por autores de estudos específicos de temas direta ou indiretamente afetos à região, passou a se preocupar com a sistematização de novas produções acerca da história regional, entre as quais estão os trabalhos deste livro, que conta com a imprescindível participação de importantes pesquisadores de diversas outras instituições universitárias.
Caro leitor e leitora, esta obra não é a única possibilidade e alternativa de texto para o estudo da História da Fronteira Sul, mas pode dar início a uma intensa trajetória de construção de conhecimentos.
Esperamos que, com a leitura destes textos, o tempo histórico seja perscrutado de outra forma, que a sua visão de mundo possa se ampliar, que ao olhar para um pinheiro da floresta ombrófila mista ou para um pé de erva-mate você enxergue algo que só é possível com a sensibilidade e o aprofundamento dos estudos e que isso, de modo indelével, tenha partido destas páginas que ora se abrem.