
Este Dicionário histórico-social contém pequenos ensaios sobre temas relevantes do Oeste de Santa Catarina. Entre tais temas, destacam-se a história, a sociedade, a economia, a política e a cultura, além de outros assuntos relacionados a estes grandes temas.
A escolha temática não foi aleatória, mas feita a partir de estudos anteriores, que ressaltam sua importância para compreender a região em análise.
Também não são temas isolados uns dos outros, mas estreitamente relacionados e, algumas vezes, até parcialmente repetidos e superpostos uns aos outros. Preferiu-se incorrer nesse tipo de problema a deixar de abordar tais aspectos, que se mostram essenciais para a compreensão de cada tema.
Julgou-se preferível, portanto, a superposição de temas e de análises a deixar lacunas entre eles, pois isso certamente limitaria a abrangência e a qualidade do trabalho. Do ponto de vista temporal, abordam-se questões históricas que envolveram personagens e questões relevantes desta região durante um longo período, que vai principalmente do final do século XIX até a atualidade.
Os verbetes foram produzidos a partir de trabalhos existentes, bem como de outras fontes. Em futuras ampliações e atualizações deste Dicionário, pretende-se que eles sejam ilustrados, em especial com fotografias.
Pode-se perguntar, também, por que apresentar a análise desses temas na forma de um dicionário de pequenos ensaios e não como estudos mais longos e aprofundados?
Duas razões nos levaram a optar pelo formato de dicionário.
Em primeiro lugar, porque praticamente todos os temas, aqui apresentados como pequenos ensaios, já foram objeto de inúmeros estudos mais longos e aprofundados, na forma de artigos, livros e trabalhos acadêmicos, os quais compõem uma ampla bibliografia sobre a história e a sociedade desta região.
Uma segunda razão que motivou a apresentação dos estudos na forma de um dicionário, não de definições, mas de verbetes ou pequenos ensaios, se expressa na própria natureza e no objetivo de um dicionário, que é servir de introdução e guia para outros estudos de maior envergadura, sempre necessários para alargar e aprofundar a compreensão dos temas abordados.
Dessa forma, um dicionário não pretende substituir esses estudos, mas sim estimulá-los.
