Diante do agravamento da crise ambiental em que vivemos e das sérias consequências na vida das pessoas e da sociedade, faz-se necessário uma mudança de valores em prol de um mundo mais sustentável para as gerações presentes e futuras.
Tudo indica que só sairemos da crise em que estamos mergulhados se optarmos pelos caminhos da ética. É necessária uma mudança nos hábitos injustos e incorretos, para que possamos construir novos costumes que sejam socialmente mais adequados às mudanças ambientais, que certamente ocorrerão em um futuro próximo.
A ética ambiental, além de constituir um saber acadêmico, voltado para a formação de uma consciência crítica, para a busca de soluções em prol de um mundo sustentável, é também uma atividade prática que mexe com as mudanças de posturas das pessoas, transformando o modo de ser e agir da relação do ser humano com a natureza.
Nesse sentido, a ética pode ser denominada de socioambiental, pois existe uma profunda ligação das questões sociais com a problemática ambiental e vice-versa.
Como professor universitário, militante na área do meio ambiente e preocupado com a problemática da crise ambiental e seus desdobramentos, não poderia deixar de expressar as minhas idéias sobre a ética socioambiental através dessas reflexões que, reunidas, deram origem ao presente livro.
Partindo do resgate de valores em tempo de crises, nos deparamos com os avanços e recuos da aporia ética entre o mundo local e global, percebendo sempre a necessidade cada vez maior de buscar um senso de limites que nos ajude a encontrar a sabedoria do saber cuidar do mundo e dos ambientes que nos circundam. Para tanto é necessário resgatar a visão integradora da realidade, pois, assim, encontraremos novos caminhos de sustentabilidade socioambiental.
Pela riqueza ambiental e ecológica da realidade brasileira, não podemos deixar de lado uma reflexão ética sobre a biodiversidade e os possíveis impactos diante das mudanças climáticas. Como é o testemunho que convence, inspirando as pessoas nos processos de mudanças de hábitos e posturas, faz-se necessário mostrar exemplos concretos, pessoais e institucionais, de ações voltadas para a sustentabilidade. São esses os conteúdos dos capítulos que integram esse livro de ética socioambiental.
Ética Socioambiental
- Ecologia
- 9 Visualizações
- Nenhum Comentário
Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.