
O caderno didático que apresentamos é um dos produtos do projeto A República No Brasil: Trajetórias De Vida Entre A Democracia E A Ditadura, contemplado no Edital 13/2015 Memórias Brasileiras: Biografias, da Capes, e coordenado pelo Prof. Jorge Ferreira.
O projeto se orientou com vistas a contribuir para renovação das abordagens biográficas da História do Brasil República – tendo como pressuposto valorizar o debate público sobre a pluralidade das dinâmicas e dos sujeitos sociais.
A partir da análise de múltiplas trajetórias de vida, expressas em narrativas políticas entre democracia e ditadura, busca-se a construção e difusão de práticas de história pública.
A pesquisa proposta se apoia no intercâmbio acadêmico de pesquisadores, professores e alunos das diversas instituições envolvidas no projeto, fomentando a troca de experiências e o diálogo acadêmico em torno dos eixos “biografia, narrativas políticas e história pública” na história do Brasil republicano.
O projeto agrega trajetórias plurais que permitem ampliar as discussões sobre os diversos projetos políticos que estiveram em pauta no Brasil ao longo do século XX – dinâmicas entre autoritarismos e projetos democratizantes, revoluções e reformas elaboradas por segmentos diversos da sociedade brasileira em momentos distintos de sua história recente.
O livro resultante do projeto foi A República No Brasil: Trajetórias De Vida Entre A Democracia E A Ditadura, organizado por Jorge Ferreira e Karla Carloni.
Composto por 17 capítulos dedicados a diferentes personagens brasileiros da época republicana, homens e mulheres, brancos e negros, das mais diversas atividades profissionais e políticas.
Nesse sentido, em diálogo com a obra principal do projeto, nos propomos, a partir das indicações dos autores e autoras, a refletir como essas trajetórias podem ser pensadas na educação básica através de debates sobre questões como gênero, etnicidade, mundos do trabalho, cultura, dentre outros.
