Literatura: Crítica Comparada

Literatura: Crítica Comparada propõe um debate amplo sobre temas relevantes para os estudos em literatura comparada na atualidade.

Sob a perspectiva de que o diálogo interdisciplinar e interinstitucional é não apenas importante como também necessário e fundamental no âmbito da pesquisa científica, para que as reflexões possam ser cada vez mais consistentes, é que se articula esta publicação acadêmica.

Partindo do entendimento de que a troca de experiências é fator imprescindível para a pesquisa na área dos estudos literários, esta iniciativa, ao integrar os três Grupos de Pesquisa da área dos estudos literários da Universidade Federal de Pelotas, certificados pelo CNPq – Literatura Comparada: Interdisciplinaridade e Intertextualidade; ÍCARO e Estudos Comparados de Literatura, Cultura e História –, propõe um debate amplo sobre temas relevantes para os estudos em literatura comparada na atualidade.

O Grupo de Pesquisa CNPq-UFPel Literatura Comparada: Interdisciplinaridade e Intertextualidade, no âmbito das discussões desenvolvidas por investigadores comprometidos com o tema das relações entre o literário e outras textualidades, decidiu ampliar o quadro da reflexão, convidando estudiosos da área para que aportassem contribuição específica às discussões em andamento.

O Grupo é constituído por pesquisadores que analisam as relações intertextuais de textos literários entre si, bem como entre textos literários e não literários (formatados por meio de outros códigos estéticos não verbais ou do âmbito de outras áreas do conhecimento), vistos em contextos interdisciplinares, sociais, políticos, estéticos e culturais específicos.

A Seção 2 congrega textos que partilham do pressuposto de que a Literatura e sua discussão (sobre)vive de um constante confrontamento e (re)pensar. Os mais diversos temas são abordados nas discussões literárias, tanto como resultado de sua produção como também na forma de resultado das abordagens de estudiosos que se ocupam com a análise dessas produções literárias.

Um resultado de análises e trabalhos a partir de obras da literatura (e também do teatro e do cinema) é apresentado nos ensaios dos palestrantes do VI Encontro Tempos de Repressão. Teatro – Cinema – Literatura, que ocorreu nos dias 13 e 14 de outubro de 2010, na UFPel, em Pelotas.

O evento, antes organizado pela USP e pela UFSM, dessa vez ocorreu na UFPel, contando com o apoio da Faculdade de Letras da UFPel, do PPG em Letras da UFPel e do GRPesq. CNPq Literatura e Autoritarismo; sendo organizado pelo GRPesq. CNPq ÍCARO e pelo GRPesq. CNPq Estudos Comparados de Literatura, Cultura e História.

O Grupo de Pesquisa CNPq-UFPel ÍCARO (Interdisciplinaridade, Crítica ao Autoritarismo, Regionalidade e Oralidade), se amparando nas abordagens propostas pela Literatura Comparada e da Teoria Crítica da Sociedade, tem o interesse de discutir as manifestações literárias em consonância com uma consciência crítica atenta aos paradoxos presentes nas trocas culturais.

Com isso, a proposta da Seção 3, de abordar a questão do trauma e da opressão, conta com a contribuição de textos voltados para essa perspectiva.

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Literatura: Crítica Comparada propõe um debate amplo sobre temas relevantes para os estudos em literatura comparada na atualidade.

Sob a perspectiva de que o diálogo interdisciplinar e interinstitucional é não apenas importante como também necessário e fundamental no âmbito da pesquisa científica, para que as reflexões possam ser cada vez mais consistentes, é que se articula esta publicação acadêmica.

Partindo do entendimento de que a troca de experiências é fator imprescindível para a pesquisa na área dos estudos literários, esta iniciativa, ao integrar os três Grupos de Pesquisa da área dos estudos literários da Universidade Federal de Pelotas, certificados pelo CNPq – Literatura Comparada: Interdisciplinaridade e Intertextualidade; ÍCARO e Estudos Comparados de Literatura, Cultura e História –, propõe um debate amplo sobre temas relevantes para os estudos em literatura comparada na atualidade.

O Grupo de Pesquisa CNPq-UFPel Literatura Comparada: Interdisciplinaridade e Intertextualidade, no âmbito das discussões desenvolvidas por investigadores comprometidos com o tema das relações entre o literário e outras textualidades, decidiu ampliar o quadro da reflexão, convidando estudiosos da área para que aportassem contribuição específica às discussões em andamento.

O Grupo é constituído por pesquisadores que analisam as relações intertextuais de textos literários entre si, bem como entre textos literários e não literários (formatados por meio de outros códigos estéticos não verbais ou do âmbito de outras áreas do conhecimento), vistos em contextos interdisciplinares, sociais, políticos, estéticos e culturais específicos.

A Seção 2 congrega textos que partilham do pressuposto de que a Literatura e sua discussão (sobre)vive de um constante confrontamento e (re)pensar. Os mais diversos temas são abordados nas discussões literárias, tanto como resultado de sua produção como também na forma de resultado das abordagens de estudiosos que se ocupam com a análise dessas produções literárias.

Um resultado de análises e trabalhos a partir de obras da literatura (e também do teatro e do cinema) é apresentado nos ensaios dos palestrantes do VI Encontro Tempos de Repressão. Teatro – Cinema – Literatura, que ocorreu nos dias 13 e 14 de outubro de 2010, na UFPel, em Pelotas.

O evento, antes organizado pela USP e pela UFSM, dessa vez ocorreu na UFPel, contando com o apoio da Faculdade de Letras da UFPel, do PPG em Letras da UFPel e do GRPesq. CNPq Literatura e Autoritarismo; sendo organizado pelo GRPesq. CNPq ÍCARO e pelo GRPesq. CNPq Estudos Comparados de Literatura, Cultura e História.

O Grupo de Pesquisa CNPq-UFPel ÍCARO (Interdisciplinaridade, Crítica ao Autoritarismo, Regionalidade e Oralidade), se amparando nas abordagens propostas pela Literatura Comparada e da Teoria Crítica da Sociedade, tem o interesse de discutir as manifestações literárias em consonância com uma consciência crítica atenta aos paradoxos presentes nas trocas culturais.

Com isso, a proposta da Seção 3, de abordar a questão do trauma e da opressão, conta com a contribuição de textos voltados para essa perspectiva.

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