
Práticas De Formação De Professores tem origem nas investigações realizadas nos grupos de pesquisa da Rede Interinstitucional de Pesquisas de Formação e Práticas Docentes – RIPEFOR.
O tema central do livro é a formação de professores entendida como processo permanente de construção da profissão docente, iniciada na escolarização e aperfeiçoada ao longo da carreira profissional.
O objetivo de Práticas De Formação De Professores é apresentar para o debate da comunidade científica, para formadores e professores os resultados das pesquisas realizadas por seus autores. A maioria dos capítulos advém de projetos financiados pelas instituições de fomento à pesquisa como CNPq e Capes.
Ao conter os resultados de pesquisa expressa sua originalidade pelo ineditismo dos textos e pela a origem das questões de pesquisa articuladas aos problemas gestados nos processos de formação de professores, o que oportuniza a atualidade das análises e discussões.
Os autores são pesquisadores vinculados a grupos e associações de pesquisa, professores e estudantes vinculados a programas de pós-graduação em educação de várias universidades como UNIVILLE, PUCPR, UTFPR, FURB, UFSC, UEPG, UFPEL e UNINTER.
A formação de professores ao considerar os desafios da atualidade carece de constante busca por compreensão dos processos que a permeiam. Isso é devido ao desafio em que os professores são colocados em sua prática pedagógica.
A perspectiva de análise é dirigida para a teorização dessa prática, isto é, a teoria como expressão da prática. Assim, os capítulos são articulados com a prática pedagógica da educação básica e do ensino superior, portanto mantêm articulação entre si.
Alguns dos textos em sua primeira versão foram apresentados em mesas-redondas no XII Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, 2015, e após os debates sofreram alterações, incorporando sugestões e resultados das discussões.
Cabe ressaltar que a publicação de Práticas De Formação De Professores foi possível à contribuição dos autores, à ajuda financeira do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e ao apoio da Editora Champagnat.












Respostas de 2
Não consegui baixar o PDF
Link consertado. Obrigado pelo aviso!