Práticas De Formação De Professores

O tema central do livro são as práticas de formação de professores entendida como processo permanente de construção da profissão docente.

Práticas De Formação De Professores tem origem nas investigações realizadas nos grupos de pesquisa da Rede Interinstitucional de Pesquisas de Formação e Práticas Docentes – RIPEFOR.

O tema central do livro é a formação de professores entendida como processo permanente de construção da profissão docente, iniciada na escolarização e aperfeiçoada ao longo da carreira profissional.

O objetivo de Práticas De Formação De Professores é apresentar para o debate da comunidade científica, para formadores e professores os resultados das pesquisas realizadas por seus autores. A maioria dos capítulos advém de projetos financiados pelas instituições de fomento à pesquisa como CNPq e Capes.

Ao conter os resultados de pesquisa expressa sua originalidade pelo ineditismo dos textos e pela a origem das questões de pesquisa articuladas aos problemas gestados nos processos de formação de professores, o que oportuniza a atualidade das análises e discussões.

Os autores são pesquisadores vinculados a grupos e associações de pesquisa, professores e estudantes vinculados a programas de pós-graduação em educação de várias universidades como UNIVILLE, PUCPR, UTFPR, FURB, UFSC, UEPG, UFPEL e UNINTER.

A formação de professores ao considerar os desafios da atualidade carece de constante busca por compreensão dos processos que a permeiam. Isso é devido ao desafio em que os professores são colocados em sua prática pedagógica.

A perspectiva de análise é dirigida para a teorização dessa prática, isto é, a teoria como expressão da prática. Assim, os capítulos são articulados com a prática pedagógica da educação básica e do ensino superior, portanto mantêm articulação entre si.

Alguns dos textos em sua primeira versão foram apresentados em mesas-redondas no XII Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, 2015, e após os debates sofreram alterações, incorporando sugestões e resultados das discussões.

Cabe ressaltar que a publicação de Práticas De Formação De Professores foi possível à contribuição dos autores, à ajuda financeira do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e ao apoio da Editora Champagnat.

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Ao conter os resultados de pesquisa expressa sua originalidade pelo ineditismo dos textos e pela a origem das questões de pesquisa articuladas aos problemas gestados nos processos de formação de professores, o que oportuniza a atualidade das análises e discussões.

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A formação de professores ao considerar os desafios da atualidade carece de constante busca por compreensão dos processos que a permeiam. Isso é devido ao desafio em que os professores são colocados em sua prática pedagógica.

A perspectiva de análise é dirigida para a teorização dessa prática, isto é, a teoria como expressão da prática. Assim, os capítulos são articulados com a prática pedagógica da educação básica e do ensino superior, portanto mantêm articulação entre si.

Alguns dos textos em sua primeira versão foram apresentados em mesas-redondas no XII Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, 2015, e após os debates sofreram alterações, incorporando sugestões e resultados das discussões.

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