Geléia De Cupuaçu

O cupuaçu (Theobroma grandiflorum Schum) é uma fruta típica da Amazônia. No gênero Theobroma, o cupuaçu é o que apresenta maior tamanho. Sua polpa é utilizada na elaboração de sucos, sorvetes, picolés, geleias, iogurtes, doces e compotas.

Análises da polpa dessa fruta revelam excelentes características e teores médios de P (fósforo), K (potássio), Ca (cálcio) e 33 mg de vitamina C em100 g de polpa.
Atualmente, a cultura do cupuaçu está disseminada em toda a região Norte, onde essa frutífera é encontrada tanto em estado silvestre como em cultivo. Das espécies do gênero, o cacau e o cupuaçu formam a dupla de maior importância, tanto no que se refere à situação econômica como nos aspectos sociais, apresentando potencial para a elaboração de produtos industriais.
O cupuaçu é tradicionalmente cultivado com maior frequência, em pequenas propriedades, onde ocupa mão de obra familiar.
Geralmente é consorciado com outras culturas. Na pequena propriedade, no primeiro ano, o cupuaçu pode ser consorciado com mandioca, milho, feijão, bananeira ou mamoeiro. Esse consórcio proporciona receita na fase jovem do cultivo e garante a melhoria da qualidade de vida dos pequenos produtores.
E uma espécie de fácil adaptação ao sombreamento, podendo ser consorciada com espécies de grande porte como seringueira, castanha-do-brasil, mogno e frutíferas de porte florestal, participando como componente de sistemas agroflorestais.
A conquista de novos mercados deve ser a principal preocupação para a evolução da cultura em bases seguras, exigindo competência, produto confiável, higiênico e de alta qualidade, com garantia de oferta, aspectos importantes a serem considerados no processo de comercialização.
Como estratégias de ampliação de novos mercados, é importante implantar ação efetiva dos produtores organizados, independentemente dos setores governamentais, utilizando-se os meios de comunicação para divulgar o produto nos municípios mais populosos, incluindo-se as capitais dos estados.
O produto se tornará mais popular se incluído em programas sociais como o da Merenda Escolar, bem como se exposto para degustação em exposições e eventos oficiais realizados nos grandes centros urbanos do País .

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O cupuaçu (Theobroma grandiflorum Schum) é uma fruta típica da Amazônia. No gênero Theobroma, o cupuaçu é o que apresenta maior tamanho. Sua polpa é utilizada na elaboração de sucos, sorvetes, picolés, geleias, iogurtes, doces e compotas. Análises da polpa dessa fruta revelam excelentes características e teores médios de P (fósforo), K (potássio), Ca (cálcio) e 33 mg de vitamina C em100 g de polpa.
Atualmente, a cultura do cupuaçu está disseminada em toda a região Norte, onde essa frutífera é encontrada tanto em estado silvestre como em cultivo. Das espécies do gênero, o cacau e o cupuaçu formam a dupla de maior importância, tanto no que se refere à situação econômica como nos aspectos sociais, apresentando potencial para a elaboração de produtos industriais.
O cupuaçu é tradicionalmente cultivado com maior frequência, em pequenas propriedades, onde ocupa mão de obra familiar.
Geralmente é consorciado com outras culturas. Na pequena propriedade, no primeiro ano, o cupuaçu pode ser consorciado com mandioca, milho, feijão, bananeira ou mamoeiro. Esse consórcio proporciona receita na fase jovem do cultivo e garante a melhoria da qualidade de vida dos pequenos produtores.
E uma espécie de fácil adaptação ao sombreamento, podendo ser consorciada com espécies de grande porte como seringueira, castanha-do-brasil, mogno e frutíferas de porte florestal, participando como componente de sistemas agroflorestais.
A conquista de novos mercados deve ser a principal preocupação para a evolução da cultura em bases seguras, exigindo competência, produto confiável, higiênico e de alta qualidade, com garantia de oferta, aspectos importantes a serem considerados no processo de comercialização.
Como estratégias de ampliação de novos mercados, é importante implantar ação efetiva dos produtores organizados, independentemente dos setores governamentais, utilizando-se os meios de comunicação para divulgar o produto nos municípios mais populosos, incluindo-se as capitais dos estados.
O produto se tornará mais popular se incluído em programas sociais como o da Merenda Escolar, bem como se exposto para degustação em exposições e eventos oficiais realizados nos grandes centros urbanos do País .

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