A Ciência E Seus Impasses: Debates E Tendências Em Filosofia, Ciências Sociais E Saúde
– Coletânea que permite, da densidade teórica da primeira parte à possibilidade de reconstruir o real, na segunda, uma leitura da trajetória da ciência naquilo que esta tem recuperado de mais moderno em suas bases filosóficas/epistemológicas.
Ainda que não se busque a unidade, ou não se a exponha como orientadora, isto não é criticável: afinal, o projeto pós-moderno vislumbra um horizonte sem o comprometimento das totalidades e das verdades absolutas. Ao abordar questões filosóficas complexas e debatê-las com investigações sobre problemas contemporâneos, concorre para que os conhecimentos da filosofia, das ciências sociais e da saúde se completem, ganhem especial significado e se enriqueçam mutuamente.
A epígrafe, escolhida depois que o livro já estava pronto, nos pareceu perfeitamente adequada ao que tínhamos em mente. Foi tirada de um texto em que Rorty fala do ironista: alguém com dúvidas permanentes acerca do próprio vocabulário, com o qual descrevera uma situação ou desenvolvera um argumento instantes atrás; que sabe que o vocabulário com o qual construíra seu argumento não pode subscrever nem dissolver essas dúvidas; que não considera seu vocabulário mais próximo da realidade, ou com maior poder de transcendência do que outro; que não vê a escolha entre vocabulários como um empreendimento realizado a partir de um metavocabulário neutro e universal, nem como uma tentativa de lutar contra as aparências que ocultam o real, mas simplesmente como mais um esforço para inventar o novo em contraposição ao velho.
Para nós, organizadores, é esse o espírito de A Ciência E Seus Impasses, que surgiu da vontade de expor, por um lado, uma pequena parte de um debate que, embora antigo, sempre se desdobra em novas formulações sobre o estatuto, o método e a natureza da ciência, aí incluídas as ciências sociais; e por outro, de apresentar também alguns modos possíveis de fazer ciência, em se tratando de relações humanas e sociais.
A Ciência E Seus Impasses reúne textos que mesclam filosofia, história, antropologia, linguística, epistemologia, sociologia, literatura: são filósofos, historiadores, médicos, linguistas, sociólogos, antropólogos. Certamente, cada autor traz um pouco de cada um e dos habitus constitutivos de suas comunidades disciplinares e profissionais. Assim, eles refletem sobre como a ciência vem sendo feita e pensada como prática nos campos em que atuam.