Propostas Metodológicas De Ensino De Leitura

.Propostas Metodológicas De Ensino De Leitura traz as pesquisas apresentadas no III Encontro Nacional de Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas.

Propostas Metodológicas De Ensino De Leitura traz os resultados das pesquisas apresentadas no III Encontro Nacional de Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas, que aconteceu entre os dias 28 e 29 de novembro de 2019 na Universidade Federal de Sergipe, no campus Alberto de Carvalho, situado na cidade de Itabaiana/SE, organizado pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras em Rede (PROFLETRAS - Unidade de Itabaiana/UFS), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Reunimos nessa coletânea textos que visam divulgar reflexões sobre diferentes metodologias de ensino de leitura na educação básica.

O evento de 2019 possibilitou diversas reflexões sobre o ensino de português e suas literaturas para o ensino fundamental por meio de palestras e comunicações, com a divulgação dos resultados dos trabalhos desenvolvidos no Profletras e na pós-graduação de Crítica Cultural. Nesses dois programas, há linhas de pesquisas voltadas para os multiletramentos e estudos identitários que promovem ampliação das propostas de leitura e revisão do cânone literária.

Na abertura do evento, Cláudia Martins Moreira (UNEB) promoveu uma discussão sobre a necessidade de refletir sobre a pedagogia do ensino da leitura nas séries iniciais. Sua contribuição leva em consideração diferentes modalidades de leitura a partir da intervenção do professor com material didático adequado. Esse cuidado com a formação do leitor é indispensável para o sucesso no processo de alfabetização das crianças.

Esses debates proporcionam reflexões da importância das pesquisas desenvolvidas no âmbito da pós-graduação para a renovação do ensino de leitura na educação básica. Por meio de tais apresentações, constatamos que os projetos de intervenção, visando à melhoria da formação do leitor, possibilitam práticas multimodais capazes de interagir com a cultura digital, sem perder o elo com as particularidades locais.

Assim, por meio da renovação de nossas práticas de ensino, poderemos construir uma escola capaz de motivar nossos alunos, proporcionando posturas críticas e engajadas diante dos desafios da vida.

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Propostas Metodológicas De Ensino De Leitura traz os resultados das pesquisas apresentadas no III Encontro Nacional de Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas, que aconteceu entre os dias 28 e 29 de novembro de 2019 na Universidade Federal de Sergipe, no campus Alberto de Carvalho, situado na cidade de Itabaiana/SE, organizado pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras em Rede (PROFLETRAS – Unidade de Itabaiana/UFS), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Reunimos nessa coletânea textos que visam divulgar reflexões sobre diferentes metodologias de ensino de leitura na educação básica.

O evento de 2019 possibilitou diversas reflexões sobre o ensino de português e suas literaturas para o ensino fundamental por meio de palestras e comunicações, com a divulgação dos resultados dos trabalhos desenvolvidos no Profletras e na pós-graduação de Crítica Cultural. Nesses dois programas, há linhas de pesquisas voltadas para os multiletramentos e estudos identitários que promovem ampliação das propostas de leitura e revisão do cânone literária.

Na abertura do evento, Cláudia Martins Moreira (UNEB) promoveu uma discussão sobre a necessidade de refletir sobre a pedagogia do ensino da leitura nas séries iniciais. Sua contribuição leva em consideração diferentes modalidades de leitura a partir da intervenção do professor com material didático adequado. Esse cuidado com a formação do leitor é indispensável para o sucesso no processo de alfabetização das crianças.

Esses debates proporcionam reflexões da importância das pesquisas desenvolvidas no âmbito da pós-graduação para a renovação do ensino de leitura na educação básica. Por meio de tais apresentações, constatamos que os projetos de intervenção, visando à melhoria da formação do leitor, possibilitam práticas multimodais capazes de interagir com a cultura digital, sem perder o elo com as particularidades locais.

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