Aprendizados Ao Longo Da Vida

O direito à educação como pilar da cidadania e da dignidade humana permeia Aprendizados Ao Longo Da Vida, que reúne pesquisadores no campo EJA.

O direito à educação como pilar da cidadania e da dignidade humana permeia essa obra, que reúne a produção dos pesquisadores no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), estimulando o intercâmbio necessário entre a academia e a sociedade.

Os capítulos de Aprendizados Ao Longo Da Vida permitem uma reflexão sobre a situação dos sujeitos a quem se destina a EJA, indivíduos que, embora tenham seus direitos constitucionalmente assegurados, vivem ameaçados na prática social e política.

Os autores abordam temas como as possibilidades de aprendizados oferecidas pelo Estado em espaços públicos; os aportes teórico-conceituais que analisam a cultura escrita do público-alvo da EJA; a inserção das questões relativas a gênero, sexualidade e envelhecimento, assim como aspectos específicos relacionados à formação de educadores, entre outros.

Os artigos agrupados em Aprendizados Ao Longo Da Vida têm diferentes origens e os pesquisadores presentes estão, há muito, enredados em lutas comuns.

Essas lutas referenciam seus trabalhos como investigadores militantes que, muito além de pesquisarem, defendem o campo cujo direito, apesar de constitucionalmente assegurado, vive ameaçado na prática social e política.

Afinal, os sujeitos a quem se destina a EJA são permanentemente apartados da experiência de se escolarizarem e do aprender por toda a vida, acometidos, como vítimas, das imensas desigualdades que assolam a classe trabalhadora.

Classe que sequer se sabe dona de um direito social e das políticas públicas que facilmente descartam esse conjunto da população do direito à educação.

Oriundos de diversas orientações epistemológicas, autores-pesquisadores debruçaram-se na investigação de processos cuja identidade com aprendizados que se dão ao longo da vida, em todos os campos de saber e áreas de conhecimento, dialoga com suas temáticas de pesquisa; nos artigos resultantes dessas escavações, os autores compartilham com os leitores, na coloquialidade de seus argumentos, achados e buscas incessantes.

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Os autores abordam temas como as possibilidades de aprendizados oferecidas pelo Estado em espaços públicos; os aportes teórico-conceituais que analisam a cultura escrita do público-alvo da EJA; a inserção das questões relativas a gênero, sexualidade e envelhecimento, assim como aspectos específicos relacionados à formação de educadores, entre outros.

Os artigos agrupados em Aprendizados Ao Longo Da Vida têm diferentes origens e os pesquisadores presentes estão, há muito, enredados em lutas comuns.

Essas lutas referenciam seus trabalhos como investigadores militantes que, muito além de pesquisarem, defendem o campo cujo direito, apesar de constitucionalmente assegurado, vive ameaçado na prática social e política.

Afinal, os sujeitos a quem se destina a EJA são permanentemente apartados da experiência de se escolarizarem e do aprender por toda a vida, acometidos, como vítimas, das imensas desigualdades que assolam a classe trabalhadora.

Classe que sequer se sabe dona de um direito social e das políticas públicas que facilmente descartam esse conjunto da população do direito à educação.

Oriundos de diversas orientações epistemológicas, autores-pesquisadores debruçaram-se na investigação de processos cuja identidade com aprendizados que se dão ao longo da vida, em todos os campos de saber e áreas de conhecimento, dialoga com suas temáticas de pesquisa; nos artigos resultantes dessas escavações, os autores compartilham com os leitores, na coloquialidade de seus argumentos, achados e buscas incessantes.

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