
Quarto livro da série “Contém Química”, volume que também tem a forma de caixa de medicamento, mas desta vez é um medicamento manipulado. Estamos bastante acostumados com os medicamentos industrializados, produzidos em larga escala.
Já os medicamentos ditos ‘manipulados’ são aqueles produzidos em farmácias de manipulação (conhecidas também como magistrais), atendendo algum pedido especial do médico – seja porque é necessária uma dosagem diferente em relação ao que já está disponível no mercado, ou porque o paciente é alérgico a algum excipiente normalmente utilizado, ou ainda, porque é necessária uma outra forma de apresentação do medicamento, dentre outras razões. Ou seja, é uma forma de medicação mais personalizada.
Contém Química: Preparado Para Você procura mostrar como os cientistas manipulam a matéria e a energia, com o intuito de entender o universo e produzir tecnologia.
A manipulação dos elementos químicos e a produção de novas moléculas fez com que poluíssemos o ambiente em níveis não imaginados antes, no entanto, fez também com que fôssemos capazes de conhecer e combater esses novos poluentes. Começamos a pensar em como (re)utilizar melhor os produtos já disponíveis, sejam materiais plásticos, produtos de limpeza ou novas fontes de energia.
Por falar nisso, boa parte deste livro é dedicada a como manipular a energia – como lidamos e tiramos proveito da energia na forma de luz colorida, ultravioleta ou na forma de micro-ondas. Mostramos também que não somos os únicos ‘manipuladores’ – animais manipulam brilhantemente a matéria e parecem até ter superpoderes: produzem materiais super-resistentes e até luz! E claro, estamos de olho neles para tentar copiá-los.
Como pensamos em energia e matéria, não poderíamos deixar de fora o mundo quântico e a manipulação desse conhecimento na forma de pseudociência – em como algumas pessoas têm tentado transformar a física quântica em pseudociência e lucro.
