
A publicação que organizamos e torna-se disponível neste livro, na modalidade e-book, é resultado dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos alunos concluintes do curso Educação, Pobreza E Desigualdade Social (Curso EPDS), realizado na UFRGS no período de novembro de 2017 a agosto
de 2018.
O referido curso é uma iniciativa da SECADI/MEC em parceria com o FORPROF – Centro de Formação de Professores da UFRGS, que em meados de 2017 convidou um grupo da Faculdade de Educação da UFRGS para coordenar essa iniciativa.
A partir desse momento nos inserimos no projeto e organizamos uma proposta de trabalho para que o curso pudesse ser ofertado na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Em reuniões de planejamento junto ao FORPROF, e participando também de reuniões preparatórias na SECADI/MEC, nossa equipe da FACED iniciou tratativas com seis Secretarias Municipais de Educação da região: Alvorada, Novo Hamburgo, Porto Alegre, São Leopoldo, Santo Antônio da Patrulha e Sapiranga.
A partir dessas parcerias, projetamos a oferta do curso nas sedes dos Polos UAB dessas cidades e em Porto Alegre o curso foi ofertado no Polo UAB da própria UFRGS.
O curso foi organizado na modalidade Educação a Distância, através do suporte dos Polos UAB em cada cidade, e contou com uma equipe gestora de seis professores e mais 18 tutores, sendo 12 tutores EAD e seis tutores presenciais. Foram organizadas doze turmas de cursistas (duas turmas por polo) e no início contamos com a matrícula de 305 cursistas.
A proposta do Curso EPDS se fundamenta em três dimensões centrais: 1) a formação de recursos humanos na temática central de abordagem do curso; 2) a reflexão crítica sobre o Programa Bolsa Família e suas relações com a educação; 3) a produção de conhecimentos a partir de uma rede de pesquisa articulando as Universidades envolvidas nessa iniciativa da SECADI/MEC.
É nesse sentido que nos mobilizamos para a publicação dos TCCs resultantes desse projeto na UFRGS.
Além das atividades semanais nos seis meses de curso através do suporte MOODLE, a proposta do curso definiu um trabalho final – TCC – na modalidade de artigo de até 12 páginas. Todos os alunos concluintes apresentaram o TCC postando a versão escrita e apresentando presencialmente para as equipes locais e os colegas.
