Direito À Cidade E Ao Trabalho

Inobstante as distintas práticas sociais que serviram de referência para as reflexões, este livro trata, de fato, do que se pode nominar de teoria crítica urbana e regional.

Diferentes matrizes de onde partem distintas representações da realidade se unem em uma preocupação comum: as cidades se constituem, social, política, jurídica, cultural e economicamente, no espaço privilegiado da vida cotidiana. Não se trata de colocar, nas cidades, a centralidade das questões que afetam diretamente as condições de produção material da existência, mas de circunscrever o que se desenvolve neste espaço. É aqui, bem onde se desenrola o drama da vida, que se pode observar a ação de um sistema que tanto é opressor como libertador, que tanto é fruto do autoritarismo como da democracia, que tanto é impositivo como libertário. Tampouco se trata de escolha entre opostos, tal como um maniqueísmo de gabinete, mas de uma consequente decisão coletiva em que o objeto é a plenitude da vida mesma.
A experiência que constitui a condição de refletir criticamente sobre o dia a dia e seus desideratos, sobre as aspirações de uma condição que entrega uma humanidade desenvolvida em torno de uma relação socialmente comprometida com a justiça, não pode ser mera elucubração, mas um projeto concretamente ancorado.
A cidade não é a produtora do sistema socioeconômico, mas é seu lugar de realização e é nela que se operam as vivências. Olhar as cidades não deve ser tal como olhar para singularidades ou particularidades não assistidas pelas políticas públicas, mas identificar nelas aquelas condições que se reproduzem em seu substrato. Trata-se, portanto, de um espaço de luta ao alcance do processo transformador. Não há como mudar o mundo a partir das cidades, mas há como refletir sobre como atuar no mundo se originando em suas reflexões.
Os planos, as políticas públicas, o reconhecimento social, a participação paritária nas decisões, a distribuição igualitária da riqueza materialmente produzida e a realização emocional, não estão dadas geneticamente nas formações urbanas, mas é nelas que estas condições são vividas e é nelas que precisam ser enfrentadas.
Refletir sobre tais condições equivale a agir sobre aquilo que aparentemente está fora de alcance, dada sua magnitude.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Direito À Cidade E Ao Trabalho

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog