
A obra versa sobre o papel da educação para se pensar os espaços museais, sejam os espaços reais ou os espaços virtuais, que nos levam a visitar, amar e compreender a importância de tais lugares para a construção cidadã e o capital cultural.
Os textos aqui encontrados trazem a responsabilidade cotidiana de se pensar e se agir culturalmente, conectando saberes, divulgando compreensões e disponibilizando generosamente as pesquisas que cada autor realiza sobre seu universo de entendimento de tais patrimônios.
Conectando Patrimônios: Pensando Museus E Educação é a terceira obra advinda de um projeto meu como Jovem Cientista do Nosso Estado/FAPERJ, intitulado Cidade e Patrimônio em Duque de Caxias: o exemplo do Museu Ciência e Vida.
Ao longo de três anos e meio fizemos muitos trabalhos, apresentamos em atividades acadêmicas os resultados da pesquisa e, sobretudo, organizamos Semanas de Museus e Primaveras de Museus, junto ao calendário do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), em parceria com professores, intelectuais, alunos e gestores da cultura que discutem a problemática dos museus, patrimônio, memória e identidade, o que resultou em artigos em periódicos e mais dois livros além deste.
O Instituto Histórico da Câmara Municipal de Duque de Caxias e o Museu Ciência e Vida sempre nos receberam de portas abertas para tais eventos e, este último semestre, na 16ª Semana de Museus, não foi diferente. Recebemos muitos convidados para as palestras e para assistir aos encontros, sendo as discussões imensamente proveitosas.
Neste sentido, fechamos este ciclo com esta obra, que versa sobre o papel da educação para se pensar os espaços museais. Sejam os espaços reais ou os espaços virtuais, que nos levam a visitar, amar e compreender a importância de tais lugares para a construção cidadã e o capital cultural.
