A produção de conhecimentos científicos promove reflexões sobre o paradigma interdisciplinar/multidisciplinar, mediante a divulgação de produções que refletem a diversidade de temas e objetos.
O livro Informação E Inclusão: Construto Teórico-Prático Na Pós-Modernidade surgiu da reunião de trabalhos desenvolvidos por profissionais da área da Ciência da Informação, com o propósito de divulgar os estudos desenvolvidos, cujos temas principais são: acessibilidade, gênero, diversidade e inclusão.
Informação E Inclusão oferece ao leitor conceitos, teorias e procedimentos que conferem robustez aos dispositivos e ações propostas.
O livro, organizado pela Profa. Dra. Izabel França de Lima e pela bibliotecária Dra. Fabiana da Silva França, possui 14 (catorze) capítulos, distribuídos em quatro partes, de acordo com a temática, e cada capítulo refere-se a um artigo.
Na primeira parte, intitulada “Informação e Acessibilidade”, encontram-se quatro capítulos: REPOSITÓRIOS DE INFORMAÇÃO ACESSÍVEL: análise dos serviços de informação do RIA (UFRN) e Biblioteca Sonora (UNB); informacionais digitais acessíveis em instituições de ensino superior; POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSIBILIDADE PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA e SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO, GOVERNO ELETRÔNICO E RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Na segunda parte, intitulada “Informação e Gênero”, encontram-se três capítulos: RELAÇÕES DE GÊNERO, CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL; SEXUALIDADE NA ESTANTE: panorama dos estudos LGBT na Ciência da Informação a partir DA BRAPCI e LGBT; INFORMAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL: um estudo de gênero na política de Santa Rita-PB.
Na terceira parte, intitulada “Informação e Diversidade”, encontram-se três capítulos: A DIVERSIDADE SOCIAL COMO VALOR FUNDAMENTAL DE UMA SOCIEDADE INCLUSIVA: os direitos da pessoa com deficiência; LEI DAS COTAS RACIAIS NO BRASIL: uma análise sobre essa realidade e A JUVENTUDE E A INCLUSÃO PELO TERCEIRO SETOR: uma reflexão sobre as práticas informacionais da Casa Pequeno Davi.
Na quarta e última parte, intitulada “Informação e Inclusão”, encontram-se quatro capítulos: A CONTRIBUIÇÃO DA BIBLIOTECA MULTINÍVEL PARA A INCLUSÃO SOCIAL; MEMÓRIA SOLIDÁRIA: Inclusão Social pela Prática Musical da Orquestra de Cordas Do IFPB (OCIFPB); DO SOCIAL AO DIGITAL: A Universidade Aberta À Maturidade Como Prática De Inclusão Do Idoso Na Sociedade Pós-Moderna e DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: as siglas na redação dos resumos de alta dos prontuários do paciente
Este livro socializa os conhecimentos produzidos e sistematizados de forma a contribuir para a ampliação dos estudos nessas áreas. Além disso, oferece subsídios aos interessados nas temáticas apresentadas, oriundos de resultados de pesquisas desenvolvidas no âmbito da Ciência da Informação.