A Muitas Mãos: Contribuição Aos Estudos Surdos

Muitas mãos em interação fazem muitas coisas: constroem, desconstroem, alinham, ajuntam, afastam, refazem... Muitas mãos podem fazer boas criações: uma roda para brincar, um texto para pensar, um livro para mudar realidades...


Muitas mãos conversam, se animam, se ajudam, sinalizam caminhadas. Muitas mãos até apalpam caminhos ainda escuros, ainda duvidosos, e denunciam que estão tateando em muitos aspectos.
Com nossos dedos, mãos, cérebros, olhos e corações, juntamos aqui pessoas – surdos e ouvintes – que estão tateando ou apontando caminhos para uma educação bilíngue para surdos. Ainda não a temos, e talvez ainda nem mesmo saibamos quando e como virá a ser em plenitude. Estamos na luta, estamos nos debates, estamos escrevendo, estamos construindo experiências, estamos relendo nossas histórias de sucesso e, principalmente, as de insucessos.
Nessas tentativas de apontar caminhos com as mãos, trazemos vozes evocadas explícita e implicitamente, questionamos a atual política pública da educação inclusiva, discutimos a formação docente pedindo mais saberes para a aceitação das diferenças e mais práticas efetivamente inclusivas com o estudante surdo. Recortamos histórias de escolas bilíngues para surdos, histórias de professores de surdos e histórias de sujeitos surdos, e, descobrimos que a posição inclusivista radical ainda milita na Educação de Surdos.
Assim, conclamamos: formar, transformar, militar! Longe de ser um chamado de forças armadas, é um chamado para a luta cotidiana, para a luta das nossas pequenas ou grandes militâncias, no processo de uma luta grande, que quer dar mais território aos desapossados da escola, a crianças e jovens que, por serem surdos, são relegados a segundo plano, são disfarçados nas escolas por um inclusivismo que exclui a natureza linguística do surdo – com a aparência de que age em sua defesa.
Há muitos fronts de batalha: pelo estudo da lexicografia da Língua de Sinais Brasileira, pela definição de procedimentos para a documentação desta Língua, pelo direito à aquisição da Língua de Sinais em período ótimo e de forma natural, pelas análises da estrutura gramatical da Libras, pela clarificação da relação fundamental entre linguagem e cognição, pela capacitação para que os surdos sejam leitores de uma segunda língua, pela inserção de ouvintes na comunidade surda, pelos caminhos dialogados de estudantes ouvintes com seus professores surdos em sala de aula universitária, e por aí vamos...

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

A Muitas Mãos: Contribuição Aos Estudos Surdos

Muitas mãos em interação fazem muitas coisas: constroem, desconstroem, alinham, ajuntam, afastam, refazem… Muitas mãos podem fazer boas criações: uma roda para brincar, um texto para pensar, um livro para mudar realidades…
Muitas mãos conversam, se animam, se ajudam, sinalizam caminhadas. Muitas mãos até apalpam caminhos ainda escuros, ainda duvidosos, e denunciam que estão tateando em muitos aspectos.
Com nossos dedos, mãos, cérebros, olhos e corações, juntamos aqui pessoas – surdos e ouvintes – que estão tateando ou apontando caminhos para uma educação bilíngue para surdos. Ainda não a temos, e talvez ainda nem mesmo saibamos quando e como virá a ser em plenitude. Estamos na luta, estamos nos debates, estamos escrevendo, estamos construindo experiências, estamos relendo nossas histórias de sucesso e, principalmente, as de insucessos.
Nessas tentativas de apontar caminhos com as mãos, trazemos vozes evocadas explícita e implicitamente, questionamos a atual política pública da educação inclusiva, discutimos a formação docente pedindo mais saberes para a aceitação das diferenças e mais práticas efetivamente inclusivas com o estudante surdo. Recortamos histórias de escolas bilíngues para surdos, histórias de professores de surdos e histórias de sujeitos surdos, e, descobrimos que a posição inclusivista radical ainda milita na Educação de Surdos.
Assim, conclamamos: formar, transformar, militar! Longe de ser um chamado de forças armadas, é um chamado para a luta cotidiana, para a luta das nossas pequenas ou grandes militâncias, no processo de uma luta grande, que quer dar mais território aos desapossados da escola, a crianças e jovens que, por serem surdos, são relegados a segundo plano, são disfarçados nas escolas por um inclusivismo que exclui a natureza linguística do surdo – com a aparência de que age em sua defesa.
Há muitos fronts de batalha: pelo estudo da lexicografia da Língua de Sinais Brasileira, pela definição de procedimentos para a documentação desta Língua, pelo direito à aquisição da Língua de Sinais em período ótimo e de forma natural, pelas análises da estrutura gramatical da Libras, pela clarificação da relação fundamental entre linguagem e cognição, pela capacitação para que os surdos sejam leitores de uma segunda língua, pela inserção de ouvintes na comunidade surda, pelos caminhos dialogados de estudantes ouvintes com seus professores surdos em sala de aula universitária, e por aí vamos…

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog