
Atualidades Em Linguagem E Fala reúne 15 capítulos com pesquisas nacionais, sobre vários aspectos da área da Fonoaudiologia, mais especificamente da Linguagem. Os organizadores Ivonaldo Leidson Barbosa Lima, Giorvan Ânderson dos Santos Alves, Isabelle Cahino Delgado tiveram o cuidado de apresentar neste livro grande diversidade de temas relacionados com atuação da fonoaudiologia, desde a infância até a idade adulta, no contexto clínico ou educacional, na promoção de saúde, bem como, na reabilitação.
No capítulo 1, os autores Rabelo, Alves, Delgado realizaram um estudo com base em uma revisão da literatura para estabelecer a interface entre o gesto e a linguagem oral no contexto da prática fonoaudiológica. França e Lima descreveram um programa de intervenção fonoaudiológica em crianças com atraso de linguagem, no capítulo 2. Já no capítulo 03 de Mangueira e Lima, a descrição da intervenção fonoaudiológica teve foco na fala ecolálica de criança com transtorno do espectro autista.
No capítulo 04, os autores Silva e Lima apresentam os modelos terapêuticos em desvios fonológicos e seus usos na clínica fonoaudiológica. O atendimento fonoaudiológico em linguagem no contexto hospitalar, foi retratado por de Lima e Delgado no capítulo 05. Souza e Azoni descreveram, no capítulo 06, os efeitos da remediação fonológica em uma adolescente com transtorno do desenvolvimento intelectual. No capítulo 07, os autores Barbosa, Lima, Delgado e Alves tratam de um tema de relevância na área da Linguagem, na medida em que descrevem a interação multimodal mediada pelo livro na clínica fonoaudiológica.
O uso de programas de remediação fonológica nos transtornos de aprendizagem é descrito no capítulo 08 de Pereira da Silva e Delgado. Matias e Lima discutem no capítulo 09 as práticas da fonoaudiologia na área de educação, em um município paraibano. O conhecimento dos professores acerca da atuação fonoaudiológica na escola foi também explorado por Barroso e do Rêgo, no capítulo 10. O capítulo 11 de Vaz e Vasconcelos ressalta a importância da atuação fonoaudiológica na linguagem do idoso.
Sousa e Veras, no capítulo 12 caracterizaram a visão do professor sobre o papel da fonoaudiologia na inclusão do aluno surdo no ensino regular. No capítulo 13, a autora Lucena descreve a percepção do professor frente às alterações de comunicação na fase pré-escolar. As autoras Queiroz Alves e Veras, no capítulo 14, apresentam dados importantes sobre a concepção dos pediatras sobre a aquisição e desenvolvimento da linguagem infantil.
No capítulo 15, as autoras Wanderley e Montenegro descrevem as semelhanças e diferenças entre a apraxia de fala na infância e no autismo. E finalmente, no capítulo 16, as autoras Almeida e Vasconcelos discutem a importância da estimulação precoce em leitura em crianças prematuras.
