Métodos E Didáticas De Alfabetização

Este Caderno tratará de polêmicas em torno dos métodos, metodologias e didáticas da alfabetização e suas reapropriações nas práticas atuais.

Este Caderno tratará de polêmicas em torno dos métodos, metodologias e didáticas da alfabetização; das características e transformações nos métodos de alfabetização; de permanências e inovações nos princípios metodológicos de ensino inicial da escrita. Vamos, também, problematizar as práticas de professores em torno de métodos.

Reconhecemos que a discussão de aspectos metodológicos da alfabetização é muito ampla, mas acreditamos que uma recuperação da perspectiva histórica que os consolidou pode evidenciar vantagens e desvantagens de seu uso, revelar os problemas que tentaram resolver e suas reapropriações nas práticas atuais.

Sabemos que, na história das políticas de alfabetização, a discussão de métodos foi e tem sido um dos aspectos mais polêmicos. Na trajetória de uma didática de alfabetização, ora a escolha por determinado método aparece como uma solução mágica para todos os problemas, ora acontece uma negação de sua necessidade, ocasionando desgaste ou desvalorização de práticas de sucesso baseadas nessa tradição.

Mesmo considerando a complexidade e polêmica em torno da história e prática dos métodos, pretendemos iniciar essa discussão recuperando elementos importantes que possam ajudar o professor a compreender práticas passadas, a localizá-las em práticas que as retomam em outras épocas e ambientes e, finalmente, a conhecer inovações.

O Caderno se organiza em seções e busca, em cada uma delas, respectivamente:

a) compreender as posições atuais de acadêmicos e professores sobre a discussão de métodos, metodologias e didáticas da alfabetização;

b) situar o lugar dos métodos no conjunto das transformações do campo da alfabetização e compreender algumas de suas especificidades;

c) compreender as permanências históricas dos problemas metodológicos, relacionando-os com novos problemas;

d) localizar, em práticas alfabetizadoras, pressupostos metodológicos dos diversos métodos e processos de alfabetização.

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Reconhecemos que a discussão de aspectos metodológicos da alfabetização é muito ampla, mas acreditamos que uma recuperação da perspectiva histórica que os consolidou pode evidenciar vantagens e desvantagens de seu uso, revelar os problemas que tentaram resolver e suas reapropriações nas práticas atuais.

Sabemos que, na história das políticas de alfabetização, a discussão de métodos foi e tem sido um dos aspectos mais polêmicos. Na trajetória de uma didática de alfabetização, ora a escolha por determinado método aparece como uma solução mágica para todos os problemas, ora acontece uma negação de sua necessidade, ocasionando desgaste ou desvalorização de práticas de sucesso baseadas nessa tradição.

Mesmo considerando a complexidade e polêmica em torno da história e prática dos métodos, pretendemos iniciar essa discussão recuperando elementos importantes que possam ajudar o professor a compreender práticas passadas, a localizá-las em práticas que as retomam em outras épocas e ambientes e, finalmente, a conhecer inovações.

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b) situar o lugar dos métodos no conjunto das transformações do campo da alfabetização e compreender algumas de suas especificidades;

c) compreender as permanências históricas dos problemas metodológicos, relacionando-os com novos problemas;

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