Hilario Junior Dos Santos& Elcio Cecchetti (Orgs.) – Aprendizagem Baseada Em Experiências

A obra reúne contribuições que abordam a Aprendizagem Baseada Em Experiências desde suas bases conceituais, metodológicas e avaliativas.

Hilario Junior Dos Santos& Elcio Cecchetti (Orgs.) – Aprendizagem Baseada Em Experiências (ABEx): Fundamentos Teóricos E Práticos

As mudanças estruturais pelas quais as sociedades atravessam na contemporaneidade – desencadeada em grande medida pelo uso massivo das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), pelas transformações dos modos de produção, câmbios climáticos, fluxos migratórios e pelo crescimento da desigualdade e exclusão social –, têm desafiado as instituições educativas a mais bem atenderem a multiplicidade de identidades dos sujeitos do século XXI, considerando suas necessidades de aprendizagem e suas demandas pessoais, interpessoais e sociais.

No intento de responder a este complexo desafio, diferentes iniciativas foram/são empreendidas por parte de instituições educativas de educação básica e de educação superior em diferentes regiões do país e do planeta. Grande parte delas se traduzem em processos de flexibilização curricular e de adoção de métodos mais ativos de aprendizagem.

Isso se justifica dada a pressão social por maior funcionalidade das aprendizagens, já que grande parte dos cidadãos escolarizados apresentam dificuldades em mobilizar seus saberes escolares e acadêmicos diante de situações complexas que se deparam ao longo da vida.

É neste contexto de busca por alternativas que melhor conectem as dimensões da teoria e da prática que se insere a reforma acadêmica ora em desenvolvimento na Unochapecó.

Essa reforma fundamentalmente ancora-se na Aprendizagem Baseada Em Experiências (ABEx), concepção de aprendizagem – e não apenas uma metodologia de ensino – que busca promover a formação integral dos estudantes nos âmbitos social, interpessoal, pessoal e profissional, por meio de processos pedagógicos centrados nas dimensões do saber (conceitos), saber-fazer (habilidades) e saber-ser/viver (atitudes), a partir de metodologias que estimulem o protagonismo e o projeto de vida dos estudantes.

Neste sentido, a presente obra reúne diferentes contribuições que, de um lado, abordam a Aprendizagem Baseada Em Experiências desde suas bases conceituais, metodológicas e avaliativas e que, de outro, tecem reflexões e relações acerca das dimensões da pesquisa, extensão, internacionalização e inovação, bem como dos processos de subjetivação e de acolhimento das expectativas dos sujeitos.

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Hilario Junior Dos Santos& Elcio Cecchetti (Orgs.) – Aprendizagem Baseada Em Experiências

A obra reúne contribuições que abordam a Aprendizagem Baseada Em Experiências desde suas bases conceituais, metodológicas e avaliativas.

Hilario Junior Dos Santos& Elcio Cecchetti (Orgs.) - Aprendizagem Baseada Em Experiências (ABEx): Fundamentos Teóricos E Práticos

As mudanças estruturais pelas quais as sociedades atravessam na contemporaneidade – desencadeada em grande medida pelo uso massivo das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), pelas transformações dos modos de produção, câmbios climáticos, fluxos migratórios e pelo crescimento da desigualdade e exclusão social –, têm desafiado as instituições educativas a mais bem atenderem a multiplicidade de identidades dos sujeitos do século XXI, considerando suas necessidades de aprendizagem e suas demandas pessoais, interpessoais e sociais.

No intento de responder a este complexo desafio, diferentes iniciativas foram/são empreendidas por parte de instituições educativas de educação básica e de educação superior em diferentes regiões do país e do planeta. Grande parte delas se traduzem em processos de flexibilização curricular e de adoção de métodos mais ativos de aprendizagem.

Isso se justifica dada a pressão social por maior funcionalidade das aprendizagens, já que grande parte dos cidadãos escolarizados apresentam dificuldades em mobilizar seus saberes escolares e acadêmicos diante de situações complexas que se deparam ao longo da vida.

É neste contexto de busca por alternativas que melhor conectem as dimensões da teoria e da prática que se insere a reforma acadêmica ora em desenvolvimento na Unochapecó.

Essa reforma fundamentalmente ancora-se na Aprendizagem Baseada Em Experiências (ABEx), concepção de aprendizagem – e não apenas uma metodologia de ensino – que busca promover a formação integral dos estudantes nos âmbitos social, interpessoal, pessoal e profissional, por meio de processos pedagógicos centrados nas dimensões do saber (conceitos), saber-fazer (habilidades) e saber-ser/viver (atitudes), a partir de metodologias que estimulem o protagonismo e o projeto de vida dos estudantes.

Neste sentido, a presente obra reúne diferentes contribuições que, de um lado, abordam a Aprendizagem Baseada Em Experiências desde suas bases conceituais, metodológicas e avaliativas e que, de outro, tecem reflexões e relações acerca das dimensões da pesquisa, extensão, internacionalização e inovação, bem como dos processos de subjetivação e de acolhimento das expectativas dos sujeitos.

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