O fenômeno da criminalidade e violência urbana no Brasil é uma das questões sociais mais relevantes no quadro das políticas públicas requerendo reformas estruturais e mudanças na sociedade, especificamente com iniciativas ao aprimoramento das instituições de segurança pública.
A escalada da violência, da criminalidade e das diversas violações dos direitos humanos impõe a crescente necessidade de realizar estudos e diagnósticos, que permitam formular agendas de prioridades e elaborar planos de ação para reduzir o cenário de insegurança instalado na sociedade brasileira. Nessa perspectiva, é indispensável implementar ações de elaboração, consolidação e difusão de conhecimentos no campo da segurança pública.
Na Bahia, uma onda de violência homicida afeta o estado nos últimos anos, com destaque para a taxa de homicídio juvenil que coloca o estado na terceira posição nacional atrás de Espirito Santo e Alagoas. Com relação ao número de homicídios jovens (15 a 24 anos), a Bahia ocupa o primeiro lugar nacional com 2.215 vítimas em 2010. Além disso, dos dez municípios brasileiros com a maior taxa média (em 100 mil) de homicídio a Bahia ocupa o primeiro lugar com Simões Filho, o quinto lugar com Porto Seguro e o oitavo com Itabuna, conforme dados do Mapa da Violência de 2012.
Nesta perspectiva, o livro reúne o trabalho de pesquisas realizadas por professore(a)s e pesquisadore(a)s da UFRB, UFBA, UNEB e UEFS. Um esforço de parceria cujo objetivo principal é contribuir com o aprimoramento e a democratização das instituições que estão implicadas diretamente no fornecimento de bens públicos valiosos que são a justiça e a segurança pública. Trata-se, portanto, de um conjunto de artigos que visam contribuir com o debate acadêmico e com a análise crítica das políticas públicas em curso no campo da segurança pública no estado da Bahia.
Ao todo o livro reúne doze artigos. Cada qual à sua maneira, o(a)s autore(a)s contribuem para a compreensão da realidade do fenômeno da violência homicida, da criminalidade e das organizações de controle social da sociedade brasileira e, em especial, da baiana.
Criminalidade, Direitos Humanos E Segurança Pública Na Bahia
- Ciências Sociais, Direito
- 45 Visualizações
- Nenhum Comentário
Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.