Sartre E A Psicologia Fenomenológica Da Imagem é um importante estudo sobre a teoria da imaginação de Sartre. Com rigor e perspicácia Helton Romualdo apresenta as principais teses de duas obras fundamentais da primeira fase da fenomenologia sartriana, A imaginação e O imaginário.
Além de resgatar um tema tão caro ao existencialismo, Helton avança em suas pesquisas introduzindo uma discussão contemporânea e muito relevante. Essa discussão passa pela aproximação, estabelecida por Sartre, entre a sua filosofia e a psicologia do século XX. É sobre esse tema que apresentaremos algumas reflexões.
O leitor terá a oportunidade de confrontar-se com a obra de Sartre e os comentários sempre muito precisos do autor da obra aqui apresentada. Não faremos esse trabalho de recapitulação dos temas abordados. Tentaremos explorar os desdobramentos que a investigação de Helton Lucas possibilita e que são identificados no decorrer das publicações de Sartre, sobretudo as vinculações estabelecidas com a obra de Daniel Lagache, e que são sugeridos na presente obra. Tais vinculações mostra-se extremamente frutíferas não só para entendimento da teoria sartriana da imagem mas para as vinculações entre a psicanálise existencial e a psicologia em sentido amplo.
Analisando a obra de Sartre desde as suas primeiras publicações, é possível notar a preocupação constante com o tema da cientificidade da psicologia. Tal tema foi objeto de estudo de inúmeros filósofos, sociólogos e antropólogos. Sem adentrarmos na discussão ampla acerca do início da psicologia científica, de seus precursores e dos diferentes modelos teóricos propostos a partir de Wilhelm Wundt, podemos afirmar que essa relação esteve no horizonte dos estudos e das publicações de Sartre desde os anos 30.
A Transcendência do ego e Esboço de uma teoria das emoções, perfazem, juntamente com as obras sobre a imaginação e o imaginário, uma série de estudos preparatórios que culminaram na publicação de O ser e o nada. Sendo possível acrescentar nessa lista as obras literárias A Náusea e O Muro.