Cidadania, Esperança, Mudança

Cidadania, Esperança, Mudança: Qual Educação É Possível? aborda resultados de pesquisas e relatos de experiências selecionados a partir do debate e reflexão de alguns trabalhos apresentados no XX ENACED - Encontro Nacional de Educação e Ciclo de Estudos da Pedagogia. Trata-se de uma promoção da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Campus Santa Rosa/RS. O XX ENACED/2017 foi realizado em três etapas: a primeira - lançamento do evento - ocorreu em 23 de agosto de 2017, a segunda no período de 11 a 15 de setembro de 2017 e a terceira em 21 de setembro de 2017 – encerramento.


A temática central que demarcou o foco do evento foi denominada “Cidadania, esperança, mudança. Qual educação é possível?” O objetivo foi trazer para discussão debates que contemplem os desafios atuais da educação brasileira, em especial no que tange a formação de professores comprometida com a construção de um mundo mais solidário e humano. O evento simboliza um marco teórico de discussões iniciadas no ano de 1998 e ao longo deste período vem se configurando em um movimento que congrega professores, em formação inicial e continuada, envolvidos com a educação básica e superior.
Destaca-se a importância desta obra como registro da mobilização de debates envolvendo professores de educação básica em articulação com professores pesquisadores da educação superior e estudantes de graduação e pós-graduação. Abrange reflexões subsidiadas pelos encontros, nos quais sempre estiveram juntos docentes das redes de educação da região, bem como, acadêmicos de Licenciaturas dos Cursos da UNIJUÍ, sobretudo, acadêmicos do curso de Pedagogia. É este movimento que se deseja divulgar nos textos apresentados e aprovados para publicação no ENACED/2017, ano de comemoração dos 20 anos de debates profícuos sobre a qualidade da educação. Essa caminhada mostra que é possível a constituição de docentes que refletem na e sobre suas práticas cotidianas de sala de aula, em um exercício de permanente formação pela pesquisa, em interação com outros.
Muitos foram os objetivos traçados ao longo dessa trajetória de discussão, mas sucintamente, podemos afirmar que a análise e reflexão sobre a formação docente inicial e continuada propiciaram o aprofundamento de conhecimentos sobre: a atuação profissional; os desafios da diversidade e das diferenças; a identidade e a dimensão ética dos processos do ensinar e do aprender; a constituição de sujeitos capazes de perceber, atuar e intervir na sociedade, considerando a essência da dimensão humana.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Cidadania, Esperança, Mudança

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog